-->

Protesto contra a retirada de água do açude Orós para abastecer Baixo Jaguaribe e fortaleza



Manifestação foram Realizadas na manhã desta quarta-feira, na cidade de Orós, Moradores e produtores rurais, protestam contra a quantidade de água que está sendo retirada do açude da cidade para ser depositada no açude Castanhão. o reservatório passou a liberar 16 metros cúbicos por segundo para atender a demanda do Baixo Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza. As águas do Orós chegam ao Açude Castanhão pelo Rio Jaguaribe.

O nível do açude cai 4cm a cada 24 horas. “Estamos preocupados porque mais uma vez estão secando o Orós. A população local e os produtores vão sofrer, enfrentar prejuízo, sem nenhuma compensação”, disse o integrante do Comitê da Bacia do Alto Jaguaribe, Paulo Landim.

Com a situação hídrica preocupante no Ceará,
O Castanhão é a principal fonte de abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana e, segundo o último boletim divulgado pelo Governo do Estado, está com apenas 5,5% da capacidade. Em julho, a capacidade era de 8%. Já o açude Orós está com 17,9% do total.

Segundo o membro do Comitê da Bacia das Águas Paulo Landim, a população de Orós teme que o abastecimento da própria região fique comprometido.

A água é liberada do Açude Orós para o Castanhão e percorre 200 quilômetros pelo Eixão das Águas até chegar ao Açude Gavião, que fica próximo da capital. Paulo Landim defende que a transposição das águas do Rio São Francisco é a solução mais viável para o problema.

O Orós é uma reserva estratégica para ser usada em situação de emergência. Ele está localizado no leito do Rio Jaguaribe, acima do Castanhão. E a vantagem é que o Orós perde menos água por evaporação.

Mesmo com esta alternativa, o cenário não é confortável e é preciso economizar para não faltar água. Segundo Paulo, no atual ritmo de transferência de água, o volume de água do Orós deve chegar a apenas 9% até fevereiro.

Protesto contra a retirada de água do açude Orós para abastecer Baixo Jaguaribe e fortaleza

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato