
Juazeiro do Norte. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu em 75 dos 184 municípios cearenses entre as 7 horas de ontem e 7 horas desta
terça-feira. Pelo segundo dia consecutivo, a região do Cariri apresentou o maior número de cidades banhadas pelas chuvas, 22 no total.
Pela primeira vez no mês, três localidades tiveram chuvas acima dos 100 milímetros. O município de Cedro obteve o maior registro do Estado, com 134.4 mm, seguido por Lavras da Mangabeira (123.3 mm) e Ipaumirim (110 mm). Em Juazeiro do Norte, a chuva de 52 mm trouxe transtornos em alguns bairros.
Na Avenida Padre Cícero, que liga os municípios de Crato e Juazeiro, o trânsito ficou lento no início da manhã devido às condições da rodovia. A chuva trouxe areia e lama para a pista. No bairro Triângulo, a rua Domingo Calazans ficou intransitável por algumas horas. Já no bairro São José, um buraco se formou na Avenida Silvana Couto. Nos bairros do Socorro e Salgadinho moradores relataram que algumas casas foram invadidas pelas águas.
De acordo com o meteorologista do órgão, Raul Fritz, “essa nebulosidade deve-se a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no estado do CE no período de fevereiro a maio, que no momento encontra-se afastada do Nordeste Brasileiro”.
Ainda conforme o especialista, “as chuvas no Norte do Estado têm influência da Zona de Convergência Intertropical e do Centro-sul de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esse último sistema muda diariamente, por isso torna-se mais complexa sua análise”, disse.
A previsão para as próximas 48 horas é de nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões noroeste e centro-sul do Ceará. Nas demais regiões, há possibilidade de chuvas isoladas.
AçudesO volume de todos os 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hidrícos (Cogerh) teve um discreto aumento, passando de 12,4% para 12,5%. Os açude Caldeirões, em Saboeiro, e Quandú, em Itapipoca, estão sangrando e outros quatros reservatórios estão com volume acima dos 90%. Ainda conforme a Cogerh, 128 açudes estão com volume inferior a 30%. O nível do açude Castanhão, maior do Estado, caiu de 9,65% para 9,50% de sua capacidade total.
Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018
Itens relacionados:
Ceará