-->

Dilma afirma estar em curso 'golpe contra a democracia' e que jamais renunciará

 por Estadão Conteúdo/ Folhapress


Presidente participou do Encontro com Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia realizado no Palácio do Planalto ( Foto: Roberto Stuckert Filho/PR )
presidente Dilma Rousseff voltou a dizer, nesta terça-feira (22), que “não vai ter golpe” em referência ao processo de impeachment que enfrenta na Câmara dos Deputados. A mandatária participou do Encontro com Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia, realizado no Palácio do Planalto, e afirmou mais de uma vez que "jamais renunciará em hipótese alguma". "O que está em curso é um golpe contra a democracia. Eu jamais renunciarei", destacou. 
"Eu preferia não viver esse momento, mas me sobra energia e disposição. Jamais imaginei gastar forças para unir a sociedade em torno de uma campanha pela legalidade", afirmou Dilma. 
A presidente relembrou seu apreço pelo ex-governador Leonel Brizola, em uma comparação direta do atual momento com a campanha conduzida pelo político gaúcho para que o então vice-presidente João Goulart pudesse assumir o mandato presidencial em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, situação que desagradava aos militares da época. "Não cabem meias palavras: o que está em curso é um golpe contra a democracia."
A presidente afirmou mais de uma vez que não cometeu nenhum crime de responsabilidade, hipótese prevista na Constituição para que um presidente seja afastado do cargo. Para Dilma, "os que pedem a renúncia mostram fragilidade de convicção sobre o processo de impeachment".
Antes do discurso de Dilma, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, disse que o governo vai entrar com ações no Supremo Tribunal Federal para questionar o processo de impeachment em curso na Câmara. A medida foi anunciada após a reunião com juristas.
Ao encerrar o discurso, Dilma afirmou querer "tolerância, diálogo e paz" e concluiu usando o bordão criado pelos aliados do governo: "Não vai ter golpe".
O encontro, que tem como tom principal críticas à atuação de Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava-Jato, reuniu juristas, advogados, promotores, magistrados e defensores públicos contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eles elaboraram quase 30 documentos a favor da legalidade e em defesa da democracia. Também estiveram presentes os ministros José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União), Eugênio Aragão (Justiça), Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner ( chefe de gabinete).
Há uma tentativa de golpe orquestrado pelo Judiciário, diz governador do MA
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), afirmou que há, hoje em dia, uma tentativa de um golpe orquestrado por parte do Poder Judiciário para impedir que a presidente Dilma Rousseff possa concluir o seu mandato.
Ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o maranhense criticou a atuação do juiz Sergio Moro ao, sem citar o nome do magistrado, afirmar que é preciso "conter os abusos judiciais".
Dino afirmou ainda que o País assiste ao crescimento de manifestações "fascistas" que defendem a violência como atuação política e que estão em busca de um "de um Führer, de um protetor". "Ontem foram as forças armadas, hoje é a toga supostamente imparcial e democrática", disse.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato