-->

15 Cidades Cearenses Recebem Sinal 5G a Partir de Hoje

A partir de hoje, 15 cidades no Ceará, incluindo três no Vale, terão o sinal 5G.


A partir de hoje, 5 de agosto, mais 15 cidades do Ceará, incluindo três no Vale, terão sinal 5G. As operadoras que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz vão poder pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para licenciar e ativar as estações de 5G nessas cidades. Os municípios incluem Ararendá, Catunda, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Ibicuitinga, Ipaporanga, Madalena, Milhã, Piquet Carneiro, Potiretama, Salitre, São João do Jaguaribe, Solonópole e Tarrafas.

Na semana passada, o Governo Federal divulgou a informação após uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para Interferências na faixa de 3,625 a 3,700 MHz (Gaispi)."Estamos avançando rápido no 5G e queremos antecipar os prazos. O sinal já está em todas as capitais e nossa meta é levar para as cidades menores, para que todos possam aproveitar”, comentou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A liberação da faixa não quer dizer que o 5G será instalado imediatamente, porque depende do planejamento de cada prestadora.

15 Cidades Cearenses Recebem Sinal 5G a Partir de Hoje

Serão atendidos 19 estados: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Amapá (AP), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO), incluindo todos os seus municípios.

Com essa liberação, 4.808 municípios terão a faixa de 3,5 GHz para as estações de 5G standalone, alcançando cerca de 197 milhões de brasileiros, que corresponde a pouco mais de 92% da população do país.

Sobre a TV aberta, a decisão do Gaspi segue as diretrizes do edital do 5G e inclui cidades onde a Entidade Administradora de Faixa (EAF) já iniciou a migração do sinal de TV. Quem usa antena parabólica deve adaptar o equipamento para evitar interferências com o 5G. Quem está no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) pode solicitar o kit gratuito para adaptar o equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

O Gaispi também determinou que a EAF deve fazer a redistribuição gratuita dos Kits das antenas parabólicas na banda Ku para aqueles que tiveram seus kits danificados ou perdidos devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Mais de 3,35 milhões de kits já foram instalados, com a capacidade de instalar aproximadamente 10 mil kits diariamente.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato