Professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs) decidiram pôr fim à greve após a aceitação de uma proposta salarial pelo Governo Federal. A votação, com 89 votos a favor, 15 contrários e 6 abstenções, refletiu a aceitação da base do Sinasefe IFEs às condições apresentadas.
A proposta inclui ajustes salariais significativos para as carreiras de docentes e técnicos-administrativos (TAEs). Para os TAEs, está prevista uma elevação salarial de 9% em janeiro de 2025, seguida por 5% em abril de 2026. Além disso, os steps terão aumentos graduais de 3,9% para 4,0% e de 4,0% para 4,1% nos mesmos períodos. Para os docentes, o reajuste será de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, com reestruturação na progressão entre os diferentes níveis das carreiras.
No Instituto Federal do Ceará (IFCE), a aceitação das propostas ocorreu após uma assembleia decisiva. A greve, que começou em 11 de abril, será oficialmente encerrada após a assinatura de um termo de acordo entre o Sinasefe e o Governo Federal. Uma assembleia-geral virtual está marcada para terça-feira (25) para definir o retorno às atividades.
Fonte: Diário do Nordeste