A UECE - (Universidade Estadual do Ceará) conquistou uma posição de destaque como uma das principais instituições de ensino superior da América Latina, de acordo com o Ranking Latin America University 2023, publicado pelo renomado periódico Times Higher Education (THE). Mais uma vez, a Uece foi classificada como a primeira colocada entre as universidades estaduais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com ênfase no indicador "Ensino", onde a instituição cearense saltou de 30 pontos em 2021 para 45.1 em 2023.
O ranking avaliou um total de 212 instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. No Brasil, a Uece ocupa a 43ª posição geral e é a oitava melhor universidade estadual do país.
Segundo o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, "esse resultado demonstra o crescimento e a consolidação de uma universidade que historicamente se destacou como uma instituição de excelência na formação de profissionais em diversas áreas, com uma presença significativa em todo o estado do Ceará. Isso é resultado do trabalho das pessoas envolvidas com a Uece, permitindo que os graduados da universidade atuem em prol do desenvolvimento sustentável do estado e da justiça social em diferentes regiões cearenses".
A Uece também obteve destaque nos indicadores "Pesquisa" e "Renda da Indústria", sendo listada entre as 100 melhores universidades nessas categorias.
Além do Ranking Latin America University, o Young University Rankings 2023 também foi divulgado recentemente. Nesse ranking, são classificadas as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de existência, sendo avaliadas nesta edição um total de 963 instituições.
Apenas 16 universidades brasileiras estão entre as melhores, e a Uece se destaca como a segunda melhor entre as universidades estaduais das regiões Norte e Nordeste. O ranking também destaca o crescimento da Uece no indicador "Renda da Indústria", que aumentou de 34.7 pontos em 2021 para 38.1 em 2023, e no indicador "Pesquisa", que subiu de 13.3 para 14.7 pontos no mesmo período.
Os rankings Latin America University e Young University são baseados nos mesmos 13 indicadores de desempenho rigorosos utilizados no THE World University Rankings, mas os pesos são recalibrados para refletir as características específicas das universidades em cada ranking. As instituições de ensino são avaliadas em todas as suas principais áreas de atuação, incluindo ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
O reitor ressalta que os resultados obtidos pela Uece refletem "o alto nível de maturidade acadêmico-científica que a universidade alcançou, resultado de um histórico de trabalho na produção de conhecimento científico e tecnológico em diversas áreas, além da ampliação das parcerias com outras instituições, tanto em quantidade quanto em alcance. Esses fatores fortalecem nosso compromisso em atuar de forma qualificada para o desenvolvimento sustentável do estado, reafirmando nossa reconhecida marca de inclusão social".