Fortaleza registra queda de 28,4% nas mortes violentas no 1º semestre

No primeiro semestre de 2023, Fortaleza registrou uma expressiva redução de 28,4% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), graças às estratégias e investimentos em Segurança Pública promovidos pelo Governo do Ceará, em conjunto com o trabalho integrado das Forças de Segurança do Estado. Comparando com o mesmo período do ano anterior, foram contabilizados 323 casos na capital cearense nos primeiros seis meses deste ano, em contraste com os 451 casos em 2022. Esses números representam o melhor desempenho já registrado desde 2009. 

Essa redução também se fez presente em todo o estado, com um total de 1.377 casos contabilizados no primeiro semestre de 2023, em comparação com os 1.481 registros no mesmo período do ano passado, o que representa uma diminuição de 7%. No mês de junho deste ano, o Ceará registrou o menor número de CVLIs desde dezembro de 2019. Os resultados foram anunciados durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira, dia 4, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Fortaleza registra queda de 28,4% nas mortes violentas no 1º semestre

Os dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS mostram uma redução no comparativo entre junho de 2023 e junho de 2022, tanto para Fortaleza quanto para todo o estado. Na capital cearense, foram registradas 44 mortes violentas em junho de 2023, representando uma queda de 36,2% em relação aos 69 casos registrados no mesmo período de 2022. No estado do Ceará, a redução foi de 3,3%, com 207 mortes no sexto mês deste ano em comparação com 214 no mesmo período do ano passado. Os CVLIs englobam homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Fortaleza registra queda de 28,4% nas mortes violentas no 1º semestre

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou que essas reduções são resultados das operações realizadas pelas Forças de Segurança do Estado, incluindo a Secretaria, a Polícia Militar do Ceará e a Polícia Civil do Estado do Ceará. Ele ressaltou a importância da Operação Focus em todo o estado, da Operação Sinergia da Polícia Civil e da Operação Arpo da Polícia Militar, bem como o trabalho conjunto das inteligências de todas as Forças de Segurança. O secretário expressou confiança em avançar ainda mais nesse sentido.

As Forças de Segurança realizam operações de combate à criminalidade de forma contínua em bairros de Fortaleza e em todo o estado, em parceria com os setores de inteligência da SSPDS e outras instituições colaboradoras. 

Fortaleza registra queda de 28,4% nas mortes violentas no 1º semestre

Uma dessas operações é a "Operação Focus", que tem como objetivo coibir os CVLIs e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em áreas estratégicas de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado. Coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam saturação nos bairros selecionados, com base em análises de dados feitas pela Geesp da Supesp. Durante as operações, são realizadas abordagens a pessoas e veículos suspeitos.