Os acidentes de moto continuam aumentando. Para se ter uma ideia, ao longo de 10 anos, 2,5 milhões de brasileiros ficaram inválidos e 200 mil perderam a vida como resultado de acidentes. Esses números são realmente assustadores e, juntos, superam a população de Fortaleza.
Do mesmo modo de 2009 a 2018, o crescimento da frota de motocicletas e ciclomotores foi de 82%, ultrapassando o aumento de 69% na frota em geral. O crescimento da frota de motocicletas está diretamente relacionado ao aumento de acidentes graves.
Esse aumento expressivo de acidentes de moto acaba gerando novos problemas pontuais. O primeiro deles é o alto custo em indenizações para as vítimas e os custos dos acidentes nas grandes cidades brasileiras.
Estima-se que os acidentes tenham drenado cerca de R$23 bilhões dos cofres públicos a cada ano. Grande parte desse valor é destinada ao pagamento de procedimentos hospitalares. Outro fato a ser destacado é a sobrecarga nos serviços de emergência, enfermarias e leitos hospitalares.
Das mais de 500 mil indenizações por lesões permanentes, 76% são destinadas a motociclistas. O impacto social e econômico é inegável. Além dos acidentados, as famílias também sofrem impacto, já que há pessoas que deixam seus empregos para cuidar dos sobreviventes.
Para evitar esse tipo de tragédia, é necessário que o poder público considere mudanças na legislação, invista em transporte público e educação no trânsito desde a infância, e também faça manutenções periódicas. Seguindo algumas dicas e cuidados, os riscos de um acidente diminuem.
O que fazer para reduzir os riscos de acidentes de moto:
1) Deve-se considerar inspeções prévias
Verifique os pneus, a posição dos espelhos retrovisores e observe se as lâmpadas estão em perfeito estado. Manter uma rotina diária para verificar esses itens pode prever problemas e possibilitar uma manutenção preventiva. É importante manter essa rotina antes e depois de usar a moto.
2) Mantenha a calma
Permanecer calmo no trânsito é útil! Não revidar provocações, pedir desculpas e aceitá-las, e principalmente evitar sair em cima da hora para os compromissos.
3) Cuidado com as roupas
Use roupas adequadas que tenham material reflexivo. Elas são excelentes para a proteção, pois tornam o motociclista mais visível. Além disso, o material pode evitar que o condutor se machuque em caso de queda.
4) Use equipamentos de segurança
Os equipamentos de segurança são parte fundamental da proteção do condutor. Invista em um bom capacete, luvas e botas. O capacete pode evitar a morte do condutor. As viseiras do capacete devem estar em dia, limpas e em perfeito estado. Elas evitam impactos de poeira nos olhos, insetos e detritos espalhados pelo vento.
5) Mantenha o seguro da moto em dia
Outra dica importante é ter sempre em dia o seguro da moto. Mesmo pilotando com prudência e responsabilidade, o seguro cobre desde acidentes até furtos ou roubos.
Seguindo essas dicas e dirigindo com responsabilidade, os acidentes de moto podem ser evitados ou reduzidos, preservando a integridade física do motociclista!
Referências:
- http://especiais.correiobraziliense.com.br/motociclistas-como-evitar-as-tragedias-sobre-duas-rodas
- https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/acidentes-de-moto-deixam-27-milhoes-de-pessoas-com-invalidez-permanente-em-10-anos.shtml
- http://blog.suhaiseguradora.com/veja-10-maneiras-de-evitar-acidentes-de-moto/
- https://portaldotransito.com.br/noticias/moto/a-importancia-do-uso-do-capacete/