Conheça as melhores dicas para evitar acidentes de moto

Os acidentes envolvendo motocicletas continuam aumentando. Para se ter uma ideia, ao longo de 10 anos, 2,5 milhões de brasileiros ficaram inválidos e 200 mil perderam a vida como resultado de acidentes. Esses números são realmente assustadores e, juntos, superam a população de Fortaleza. De 2009 a 2018, o crescimento da frota de motocicletas e ciclomotores foi de 82%, ultrapassando o aumento de 69% na frota em geral. O crescimento da frota de motocicletas está diretamente relacionado ao aumento de acidentes graves.

Esse aumento expressivo de acidentes de moto acaba gerando novos problemas pontuais. O primeiro deles é o alto custo em indenizações para as vítimas e os custos dos acidentes nas grandes cidades brasileiras. Estima-se que os acidentes tenham drenado cerca de R$23 bilhões dos cofres públicos a cada ano. Grande parte desse valor é destinada ao pagamento de procedimentos hospitalares. Outro fato a ser destacado é a sobrecarga nos serviços de emergência, enfermarias e leitos hospitalares.

Das mais de 500 mil indenizações por lesões permanentes, 76% são destinadas a motociclistas. O impacto social e econômico é inegável. Além dos acidentados, as famílias também sofrem impacto, já que há pessoas que deixam seus empregos para cuidar dos sobreviventes.

Para evitar esse tipo de tragédia, é necessário que o poder público considere mudanças na legislação, invista em transporte público e educação no trânsito desde a infância, e também faça manutenções periódicas. Seguindo algumas dicas e cuidados, os riscos de um acidente diminuem.

Conheça as melhores dicas para evitar acidentes de moto

O que fazer para reduzir os riscos de acidentes de moto:


1) Deve-se considerar inspeções prévias
Verifique os pneus, a posição dos espelhos retrovisores e observe se as lâmpadas estão em perfeito estado. Manter uma rotina diária para verificar esses itens pode prever problemas e possibilitar uma manutenção preventiva. É importante manter essa rotina antes e depois de usar a moto.

2) Mantenha a calma
Permanecer calmo no trânsito é útil! Não revidar provocações, pedir desculpas e aceitá-las, e principalmente evitar sair em cima da hora para os compromissos.

3) Cuidado com as roupas
Use roupas adequadas que tenham material reflexivo. Elas são excelentes para a proteção, pois tornam o motociclista mais visível. Além disso, o material pode evitar que o condutor se machuque em caso de queda.

4) Use equipamentos de segurança
Os equipamentos de segurança são parte fundamental da proteção do condutor. Invista em um bom capacete, luvas e botas. O capacete pode evitar a morte do condutor. As viseiras do capacete devem estar em dia, limpas e em perfeito estado. Elas evitam impactos de poeira nos olhos, insetos e detritos espalhados pelo vento.

5) Mantenha o seguro da moto em dia
Outra dica importante é ter sempre em dia o seguro da moto. Mesmo pilotando com prudência e responsabilidade, o seguro cobre desde acidentes até furtos ou roubos.

Seguindo essas dicas e dirigindo com responsabilidade, os acidentes de moto podem ser evitados ou reduzidos, preservando a integridade física do motociclista!

Referências:

  • http://especiais.correiobraziliense.com.br/motociclistas-como-evitar-as-tragedias-sobre-duas-rodas
  • https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/acidentes-de-moto-deixam-27-milhoes-de-pessoas-com-invalidez-permanente-em-10-anos.shtml
  • http://blog.suhaiseguradora.com/veja-10-maneiras-de-evitar-acidentes-de-moto/
  • https://portaldotransito.com.br/noticias/moto/a-importancia-do-uso-do-capacete/