A anemia pode evoluir para câncer?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), disponibilizada no site do Ministério da Saúde, a prevalência de anemia na população brasileira é de 20,9% em crianças menores de 5 anos, o que equivale a aproximadamente 3 milhões de crianças, e ainda maior quando se trata de mulheres, cerca de 29,4%.

Existem formas raras de anemia que podem se desenvolver em leucemia, mas o mais comum, na verdade, é o câncer causar anemia. A Dra. Juliana Sobreira de Almeida, médica especializada em Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que sempre que os valores de hemoglobina e hematócrito estiverem abaixo dos valores de referência, é necessário prestar atenção à possibilidade de anemia. "Para a produção de células vermelhas, a medula óssea, que é a fábrica de células sanguíneas do nosso organismo, utiliza as vitaminas B12 e ácido fólico e o ferro. A deficiência desses componentes leva à anemia", destaca. Portanto, a principal causa de anemia é a falta desses nutrientes, seja por deficiência dietética, perda de sangue ou má absorção desses elementos.

A anemia pode evoluir para câncer?

Os exames necessários para investigar a anemia são hemogramas, metabolismo do ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Pessoas que já passaram pelo tratamento com reposição de vitaminas devem repetir o exame após aproximadamente 45 dias para avaliar a resposta ao tratamento. Caso os resultados permaneçam insuficientes, é necessário investigar a causa. Pode ser devido a erros na posologia ou administração da medicação, ou algum distúrbio na absorção das vitaminas.

A anemia se torna motivo de preocupação para doenças hematológicas e oncológicas quando os resultados estão acompanhados de diminuição de outras células sanguíneas, como leucócitos e plaquetas. Se não for tratada, pode se agravar e ter repercussões graves, como hipotensão, taquicardia, arritmias, infarto e até mesmo levar ao óbito.

Além das anemias decorrentes da deficiência de vitaminas, também existem anemias associadas a outras doenças, como as reumatológicas, renais, endocrinológicas, infecciosas e oncológicas. "O importante é saber que a anemia sempre é um sinal de doença e não é normal ter anemia. Por isso, deve ser investigada pelo hematologista", acrescenta a Dra. Juliana.

Sinais de que posso estar com anemia:

Cansaço fácil, excesso de sonolência, palpitações, fraqueza, queda de cabelo e unhas quebradiças.

Informações:
https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/blog/anemia-pode-virar-cancer