-->

Ceará ostenta maior reserva de água dos últimos 10 anos

À medida que a estação chuvosa de 2023 chega ao fim, o panorama dos açudes no Ceará revela-se o mais promissor desta última década. O volume armazenado é de 9,49 bilhões de metros cúbicos, representando 51,2% da capacidade total. Essa é a maior quantidade de água armazenada desde janeiro de 2013. No início do ano, esse percentual era de apenas 31,4%, conforme informações fornecidas pelo Portal Hidrológico.

E isso se reflete ao se observar as bacias hidrográficas do Estado. Tomando como base a comparação do volume de água nas 12 regiões hidrográficas do Ceará na última sexta-feira (26) e um ano antes, em 26 de maio de 2022, todas estão com maior volume de água.

ceara-tem-maior-reserva-hidrica-dos-ultimos-10-anos

Os dados são do Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Governo do Estado (Funceme) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A região que teve maior aumento de volume entre as duas datas foi a Bacia do Banabuiú. De 26 de maio de 2022 até 1º de março de 2023, a média de volume de todos os 19 açudes que compõem a bacia, juntos, foi de 10,8%. Na última sexta (26), a região atingiu o volume máximo registrado no período do ano analisado: 41,7%. O aumento na Bacia do Banabuiú, considerando 26 de maio do ano passado e a última sexta, foi de 324%.

Outro destaque é a Bacia do Curu, que teve aumento de 79%, passando de 222,8 hm³ para 398,9 hm³. Ela conta com 14 açudes e abrange um espaço de 15 municípios do Estado, entre eles Apuiarés, Canindé, Caridade, General Sampaio e Guaramiranga. Apesar do maior volume em relação a 2023, os açudes que a compõem estão, juntos, com 37,8% da capacidade.

No outro extremo está a bacia Metropolitana, com aumento de aproximadamente 1% em relação a 2022. À época, 81,9% da capacidade dos 23 reservatórios que fazem parte dela já estava completa, e na última sexta-feira esse percentual era de 82,5% — por isso a baixa variação. Ao todo, 32 municípios compõem as Bacias Hidrográficas Metropolitanas, entre eles Aquiraz, Aracoiaba, Baturité, Cascavel, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga e Maracanaú.

Região Hidrográfica composta pelo maior número de açudes, o Médio Jaguaribe conta com 24 reservatórios e se expande por 24 cidades, como Iguatu, Jucás, Nova Olinda, Orós, Santana do Cariri e Tauá. De 48,9% do volume total de todos os açudes preenchido um ano atrás, a bacia passou para 65,4% em 2023.

Açudes sangrando

À medida que o fim da quadra chuvosa se aproxima, a quantidade de açudes que estão sangrando vem reduzindo. Se no início deste mês o monitoramento da Funceme e da Cogerh apontavam 67 dos 157 açudes transbordando, na última sexta-feira (26) esse total era de 46 açudes — 41% do total.

Já aqueles reservatórios que estavam com capacidade acima de 90%, que em 1º de maio eram 14, passaram para 35 (31%). Por fim, nesse período, dois açudes entraram na categoria daqueles que estão com menos de 30% de volume, somando 32 (28% dos açudes monitorados)

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato