A busca por protagonismo feminino na área de energia será o tema central da 24ª edição do evento Energia em Pauta, promovido mensalmente pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado e o Sebrae. O encontro está agendado para esta quarta-feira, às 17 horas.
O objetivo é reunir mulheres que têm se destacado em diversos setores dentro da indústria de energia, para compartilharem suas experiências. A discussão será transmitida ao vivo diretamente do Observatório da Indústria da FIEC, para o público interessado, através do canal do Sindienergia no YouTube (Sindienergia CE).
Para enriquecer essa importante abordagem, o Sindienergia receberá as seguintes convidadas: Élbia Gannoum, Presidente da ABEEólica; Flávia Lima, CEO da empresa Proenergy; Isabela Maciel, Assessora SESI/SENAI para Transição Energética, e Geisa Maria da Silva, eletricista.
Cenários em destaque
Com o crescimento mundial dos empregos no setor de energias renováveis e o Ceará se destacando cada vez mais nesse ramo, tem havido uma maior participação feminina nessa área. Embora ainda em um ritmo lento, mudanças estruturais estão ocorrendo no mercado. Dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) revelam que apenas 32% dos cargos nesse segmento, que é predominantemente masculino, são ocupados por mulheres.
No Ceará, a realidade não é diferente. No entanto, instituições estão trabalhando para modificar esse cenário e as mulheres têm conquistado seus espaços. No ano passado, formou-se a primeira turma de mulheres eletricistas do estado.
O curso técnico do Senai, em parceria com o Sebrae, ofereceu cerca de 500 horas de treinamento e formou 20 mulheres. Pouco a pouco, as mulheres também têm se destacado nos setores de pesquisa, em cargos de liderança, em diretorias e presidências de entidades, além de estarem abrindo suas próprias empresas de energia, abrangendo diferentes segmentos.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para aqueles interessados em acompanhar a discussão, é possível realizar a inscrição através do link https://bit.ly/energiaempauta24, também disponível no Instagram do Sindienergia (@sindienergiaceara).
Itens relacionados:
Ceará