Vírus altera estratégias de pré-candidatos em Russas

A pandemia do novo coronavírus tem forçado inúmeros setores a se reinventarem. Na política não tem sido diferente. Ainda mais devido à coincidência de calendário: o vírus tem se alastrado em ano de eleições municipais.

Em situações normais, a pré-campanha estaria a todo vapor. No entanto, as principais atividades que costumam ser realizadas nessa etapa se tornaram impraticáveis agora, em razão da necessidade de isolamento social.

Como os pré-candidatos a prefeito poderiam, por exemplo, realizarem os tradicionais encontros de comunidades, bairros e localidades rurais, reunindo centenas de moradores em um mesmo espaço? Como abordar o potencial eleitor sem poder apertar-lhe a mão, ou dá-lhe um abraço?

Em Russas, os pré-candidatos a prefeito Sávio Gurgel, Nathizael e Junior Gonçalves, estão tendo que se reinventar para não perder a proximidade com o eleitor, em época de pandemia.

Devido o gênero de suas atividades, os cenários mais favoráveis para a manutenção desse contato, estão com Junior Gonçalves e Nathizael. Mas se engana quem pensa que Sávio estaria de braços cruzados. Ele se matém apostando em atividades mais pontuais. 

Junior Gonçalves

Junior, radialista da Som Zoom Sat, está todos os dias no ar, das 08 às 12h, levando sua voz, através de seu programa recheado de utilidade pública e reivindicações. De forma cômoda, ele está todo dia na residência de milhares de russanos. Uma posição invejável por todos que desejam disputar um cargo público. Para assessores de Junior Gonçalves, o privilégio de sua profissão pode gerar frutos eleitorais positivos. Em época de pandemia e de necessidade constante de informações, o radialista vem aumentando a audiência, ao colocar a emissora e seu programa como referência no esclarecimento de dúvidas de como ter acesso a benefícios governamentais. Uma vitrine que gera uma visibilidade diferenciada.

Nathizael Gonçalves 

Nathizael Gonçalves é outro com oportunidades de publicidade de sua imagem favorecida por sua posição. Atual presidente da Câmara Municipal e aliado do prefeito Weber, ele tem sido figura carimbada em todos os eventos da prefeitura. Em todos eles, a estrutura de comunicação do evento é colocada a sua disposição, para o uso de sua palavra, que na maioria das vezes, vem recheada com um tom de discurso eleitoral. Além disso, como presidente da Câmara Municipal, o pré-candidato sempre tem a oportunidade de estar no centro das discursões de temas importantes para o município.

Sávio Gurgel

Sávio Gurgel não conta com as vantagens de seus dois concorrentes. Para ele, as limitações impostas pelas regras de isolamento social, mudou muito pouco sua estratégia de pré-campanha. Com monitoramento permanente de suas ações através de pesquisas, Sávio sempre foi adepto de uma estratégia um pouco mais discreta. O pré-candidato continua com suas atividades de pré-campanha, adaptada as limitações impostas pelos riscos do coronavírus. Com uma teia de aliados e correligionários estrategicamente espalhados pelo município, a manutenção de seu nome na mente do eleitorado acontece no próprio local onde reside o eleitor. É uma estratégia inversa de seus dois supostos adversários, mas que ele garante não abrir mão. 

Enquanto isso...

Os aplicativos de troca de mensagens e as redes sociais, que ganham mais relevância a cada eleição, são as principais ferramentas dos pré-candidatos diante da impossibilidade de contato presencial.

Enquanto ninguém sabe ainda quando a situação irá se normalizar, os possíveis candidatos a prefeito de Russas, aguardam a solução de outro impasse: saber se as eleições serão ou não realizadas em outubro.

Fonte Imprensa do Vale.NET