-->

Russas, Beberibe e Palhano registram tremores de terra

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) voltou a registrar vários tremores de terra na região do Baixo Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. Os eventos aconteceram nos territórios de Palhano e Russas na madrugada deste domingo (26). Em Beberibe, na região litorânea, também houve um abalo sísmico.

A maioria dos abalos foi de baixa intensidade. De acordo com dados do LabSis da UFRN, os tremores ocorreram entre as 1h45 e 5h45 deste domingo e tiveram magnitude entre 1.6 graus na Escala Richter e 2.0. Há também registro de abalos na região de Beberibe de magnitude de 1.7 graus. 

Desde o fim de 2019, há registro de tremores de terra no Baixo Vale do Jaguaribe. Em novembro passado, o Labsis/UFRN instalou uma estação de monitoramento na região e, diante da continuidade dos eventos em dezembro de 2019, foram implantadas mais oito estações. “O que nos desperta a atenção é a quantidade de tremores, embora de magnitude reduzida”, pontuou Eduardo Menezes, geofísico, coordenador do Labsis/UFRN. 

Em 10 de janeiro passado, o monitoramento do LabSis da UFRN apontou 61 eventos na região com variações entre 1,2 graus e 2,1 graus na Escala Richter. “Vamos continuar monitorando e acompanhando esses eventos”, ressaltou Eduardo Menezes. 

De baixa intensidade, os eventos não foram sentidos pela maioria dos moradores de Russas. “A gente não sentiu, mas já aconteceu várias vezes. É como se fosse um trovão. A última faz uns dois anos”, conta a costureira Josineide Oliveira.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato