Estabelecimentos comerciais em Russas, amanheceram fechados na manhã desta sexta-feira, 20, devido a determinação do governador Camilo Santana, através de portaria publicada no Diário Oficial, em uma ação para conter a proliferação do coronavírus no estado. Informações do Imprensa do Vale.NET.
Publicado na noite desta quinta-feira, 19, a medida pegou muitos comerciantes de surpresa no município. Alguns abriram suas portas, sendo avisados por vizinhos sobre a decisão do governo.
Quem descumprir a determinação poderá pagar muita diária de R$ 50 mil. Mesmo com as punições anunciadas, muitos comerciantes resistem e ainda mantem seus estabelecimentos funcionando.
O Chefe do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Russas, Flávio Lopes Serpa, foi encarregado pelo prefeito de fazer cumprir a determinação na cidade. “O Demutran, a Guarda Municipal e a Policia Militar, irá agir em conjunto para cumprir a determinação do governador. Lamentamos o impacto na vida econômica das pessoas, mas estamos tratando de um problema de saúde pública” comentou Serpa.
De acordo com o decreto ficam impedidos de exercer as atividades, por um período de 10 dias, comércios e estabelecimentos dos seguintes seguimentos:
- bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres;
- templos, igrejas e demais instituições religiosas;
- museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;
- academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;
- lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada;
- “shopping center”, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem
- serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos;
- feiras e exposições;
- indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores.
O decreto que determina o fechamento do comércio no Ceará estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento, conforme edição extraordinária do Diário Oficial do Estado publicada na noite desta quinta-feira (19). A medida passa a valer à 0h de sexta-feira (20).
Não são afetados pela medida:
- Estabelecimentos médicos e hospitalares;
- Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos;
- Clínicas de fisioterapia e vacinação;
- Distribuidores e revendedores de água e gás;
- Distribuidores de energia elétrica;
- Serviços de telecomunicação;
- Segurança privada;
- Postos de combustíveis;
- Funerárias;
- Padarias;
- Estabelecimentos bancários;
- Clínicas veterinárias,
- Lojas de produtos para animais;
- Lavanderias;
- Supermercados;
Itens relacionados:
Russas