-->

Itarema registra a maior chuva do ano no Ceará com 212 milímetros

A cidade de Itarema, no Litoral Oeste do Estado, registrou a maior chuva de 2019 no Ceará, entre as 7h de sexta-feira (22) e 7h deste sábado (23).  De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi registrada precipitação de 212 milímetros no Posto Pluviômetro de Itarema. A chuva deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos do município. 

Parcialmente isolados, alguns dos moradores de alguns bairros da cidade tiveram dificuldades para sair de suas residências. Houve alagamentos nos bairros Centro, Riacho, Lagoa Seca, Gragoê, Farol do Itapajé e Corrégo Grande.

A travessia de veículos foi impossibilitada durante a enxurrada. Há também registros de alagamentos principalmente, na Zona Rural.
Além de Itarema, também houve fortes precipitações em Acaraú (150,0 mm) e Paracuru (128,00 mm), ambas também no Litoral Oeste.
Itarema registra a maior chuva do ano no Ceará com 212 milímetros


De acordo com os meteorologistas da Funceme, a atividade convectiva (processo físico de formação de nuvens de chuva) da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentou, cenário que contribuiu para precipitações logo no começo da manhã de sexta-feira (22).

Maiores chuvas

Neste ano, ocorreu chuva com mais de 200 milímetros nas cidades de Itarema e Quixeramobim. Confira as dez maiores chuvas do ano no Ceará:
  1. Itarema: 212 milímetros
     
  2. Quixeramobim: 206,2 mm
     
  3. A cidade de Quiterianópolis, no Sertão Central e Inhamuns, registrou 180 milímetros no dia 16 de fevereiro. Durante o temporal, o volume do Rio Poty Susuarana subiu e bloqueou uma estrada que dá acesso a zona rural. A Barragem Colinas também no município sangrou.
     
  4. Granja: 176 mm 
    Granja, na Região Norte do Ceará registrou 176 milímetros no dia 14 de fevereiro no Posto Pluviômetro de Timonha. A chuva deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos do município. 
     
  5. Tabuleiro do Norte: 167,2 mm
    Também no dia 14 de fevereiro houve fortes precipitações em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.  A Funceme informou que no mesmo período choveu 167,2 milímetros. Moradores registraram vários pontos de alagamentos na cidade. 
     
  6. Santana do Cariri: 160 mm
     
  7. Maracanaú (Posto Museu Teófilo): 139 mm
     
  8. Jaguaruana: 137,4 mm
     
  9. Barroquinha: 137,2 mm
     
  10. Maracanaú (Posto Parque São João): 136,2 mm
Previsão para os próximos dias
  • Sábado (23): céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões cearenses.

  • Domingo (24): nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuvas isoladas.

  • Segunda-feira (25): nebulosidade variável com chuvas isoladas no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato