As listas das cidades estão em uma portaria publicadas na terça-feira(15) no Diário Oficial da União. A medida permite às prefeituras solicitar apoio da União para ações emergenciais.
A medida do governo federal tem vigência por 180 dias. Segundo a pasta, as cidades do Ceará, obtiveram a medida devido ao prologado período de seca e estiagem.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), coordena apoio emergencial aos municípios. As cidades afetadas por longos períodos de seca e estiagem, por exemplo, podem ter garantia de abastecimento de água imediato por meio de carros-pipa.
O ministério informou que iniciativas para resposta imediata, como socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais são tomadas a partir do preenchimento do formulário de solicitação de recursos, por equipes dos municípios.
Vejam as cidades que foram colocadas em situação de emergência:
Aracati, Assaré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Catarina, Cedro, Icó, Crateús, Irauçuba, Jaguaribara, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Madalena, Palmácia, Paramoti, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tejuçuoca e Umari.
Iguatu.net