Tabuleiro do Norte firma parceria com setor produtivo

Em reunião nesta quarta-feira (12), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), campusTabuleiro do Norte, fez tratativas com a cadeia produtiva local para alavancar as ações voltadas aos serviços, em prol do desenvolvimento local. Estiveram presentes representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec) no Vale do Jaguaribe. Na oportunidade, foram expostas as potencialidades da instituição e como os pesquisadores e estudantes podem contribuir para dirimir os gargalos dos empreendedores.

"Nós não podemos nos distanciar da realidade do setor produtivo. Nós promovemos este momento, como forma de visualizar possibilidades de estreitamento de parcerias. Ano passado fornecemos um curso, junto com Fiec e Simec, mas a gente sabe que pode avançar mais", explicou Sildemberny Souza, diretor-geral do campus.

A reunião resultou em quatro tratativas que serão trabalhadas em encontros vindouros. São elas: abertura de oportunidades de estágios para inovação nas empresas locais, ampliação da oferta de cursos para o setor produtivo, a criação de um prêmio de inovação e a prestação de serviços nos laboratórios da instituição.

"Nós temos laboratórios com equipamentos que nenhuma empresa da região tem ou que pouquíssimas empresas têm. A ideia é prestarmos serviços às empresas como forma de aprimorar o sistema de produção existente na região e trabalharmos a otimização dos nossos laboratórios, evitando que as empresas se obriguem a adquirir equipamentos caros", explica Sildemberny.

Ao final da reunião, o coordenador da Fiec no Vale do Jaguaribe Robertson Nunes destacou que a iniciativa é bem-vinda, já que permite que a comunidade tenha ciência do portfólio de serviços que o IFCE disponibiliza. "Nós temos essa parceria, mas cada vez que nos reunimos, visualizamos coisas novas. Nesse momento, não foi diferente. Vamos trabalhar essas quatro linhas prioritárias", afirma.

Tabuleiro do Norte firma parceria com setor produtivo