-->

STF barra 453 mil eleitores cearenses por falta de biometria

Extraído do site . DN

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quarta-feira, a favor do cancelamento de 3,4 milhões de títulos de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico no Brasil. 

A medida atinge mais de 453,1 mil eleitores no Ceará, onde 6,3 milhões estão aptos a votar neste ano. A biometria era obrigatória em 129 dos 184 municípios cearenses, somando 4,7 milhões de eleitores. 

Com os títulos cancelados, essas pessoas estão impedidas de votar no dia 7 de outubro, além de outras punições, como  o impedimento de tomar posse em cargo público, emitir ou renovar passaporte, contrair empréstimos em bancos oficiais, participar de programas assistenciais do governo, matricular-se em instituição pública de ensino. Depois do fim destas eleições, será reaberto um novo prazo de cadastramento biométrico, a fim de regularizar a situação dos títulos cancelados.

A ministra Cármen Lúcia acompanhou o voto do Roberto Barroso, relator da ação que questiona o cancelamento dos títulos de eleitor de quem não fez o recadastramento biométrico. Para Barroso, não há inconstitucionalidade na revisão eleitoral e no cancelamento de título em caso de não comparecimento, pois não há indício de que o processo de cancelamento tenha sido direcionado ou que tenha causado prejuízo a grupos específicos. Os ministro Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luiz Fux também acompanharam o voto do relator. Com cinco dos oito votos, está formada a maioria do julgamento do caso. 

Ceará

Confira os municípios cearenses com o maior número de eleitores impedidos de votar por não ter biometria obrigatória.

1- Caucaia: 28.628 

2- Juazeiro do Norte: 21.666

3- Maracanaú: 19.330

4- Sobral: 13.431

5- Crato: 11.951

6- Iguatu: 11.249

7- Itapipoca: 10.812

8- Icó: 8.494

9- Maranguape: 8.115

10- Morada Nova: 7.018

10- Pacatuba: 7.018

Mais conteúdo sobre: #Ceará

titulo eleitoral

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato