Jaguaribe promove Exposição Agropecuária

Jaguaribe. Esta cidade no vale Jaguaribano promove até o próximo sábado, a 6ª Exposição Agropecuária de Jaguaribe (Expojaguar), no Parque de Exposições de Jaguaribe. O evento tem como objetivo principal o fortalecimento da agropecuária local e regional. A programação inclui concurso leiteiro, julgamento de animais de raça, oficinas, palestras, shows de humor, forró e vaquejada.

A abertura oficial foi realizada na noite desta terça-feira, 10, no Parque de Exposição pelo prefeito, José Abner Pinheiro, que destacou a importância da atividade agropecuária que gera trabalho e renda no município. “Temos uma importante bacia leiteira, produzimos queijo de qualidade que é exportado e temos produtores dedicados que apesar das dificuldades mantêm as fazendas produtivas”, pontuou.

No próximo sábado (14) pela manhã, às 10 horas, ocorrerá a premiação da Expojaguar e a comemoração ao Dia Municipal do Queijo, com homenagens aos mestres do queijo (queijeiros raiz). Serão escolhidos cinco produtores rurais que vão levar os seus produtos para degustação e demonstração.

Terra do queijo
A programação inclui desfile de cães, show de humor com Luana do Crato, forró pé de serra, desfile para escolha da Rainha da Expojaguar olimpíada rural, concurso leiteiro e de animais de raça (bovinos, ovinos e caprinos), além da tradicional vaquejada a partir da próxima sexta-feira, 13, até domingo, 15. O evento é promovido pela Prefeitura de Jaguaribe com apoio do governo do Estado, Sebrae e Sesc.

Queijo

Este município é conhecido no Ceará por larga produção de queijo de coalho. O produto é exportado para a Região Metropolitana de Fortaleza e para outras regiões, além de município de Estados vizinhos. Na última década, com apoio do escritório do Sebrae de Limoeiro do Norte e de outras instituições houve investimentos – treinamento, capacitação – para a melhoria do processo de fabricação.

Fonte DN