-->

Chuvas aumentam nível dos açudes no ceará, aponta Cogerh

Quixadá. Entre domingo e ontem choveu em 100 municípios cearenses, sendo as maiores precipitações em Granja (96mm), Fortaleza (90,8mm) e Paracuru (86.2mm). Para hoje a amanhã, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de nebulosidade variável, com eventos de chuva em todas as regiões.

Com as chuvas dos últimos dias, o terceiro maior açude do Ceará, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, captou um considerável volume de água. O reservatório saltou de 0,42% para 3,14%. "O suficiente para atender o abastecimento até o início de 2019", explicou o administrador local do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Ariston Queiroz.
açudes

Com a recarga, o açude, no Sertão Central, passa a ser um dos 22 a sair da lista abaixo de 1% até o fim de março, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Nessa lista estão Pirabibu, em Quixeramobim (6,61% ); Figueredo, em Alto Santo (4,71%); Trapiá II, em Pedra Branca (9,97%); Fogareiro, em Quixeramobim (2,6%); Flor do Campo, em Novo Oriente (3,5%); Riacho da Serra, em Alto Santo (8,32%); Patu, em Senador Pompeu (9,07%); Realejo, em Crateús (1,07%); Tigre, em Solonópole (5,07%); Parambu, neste Município (1,09 %) e Barra Velha, em Independência ( 6,68 %).



Entre os reservatórios que saltaram da cota de 1% para mais de 10% estão Santo Antônio de Russas, em Russas (de 0,94 para 13,95%); Santa Maria, em Ererê (de 0,46 para 18,7%); Carnaubal, em Crateús (de 0,06 para 18,29%); e Canafístula, em Iracema, (de 0,35% para 21,55%).

Nas duas primeiras semanas de abril, o número de açudes a atingirem cota máxima chegou a 16. Os últimos a sangrarem foram o São Vicente, em Santana do Acaraú; e o Gameleira, em Itapipoca. Os outros são: Acaraú Mirim, Angicos, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Diamantino II, Germinal, Itapajé, Itaúna, Maranguapinho, Quandú, Tijuquinha, Tucunduba e Várzea da Volta.

Ontem, a Cogerh registrou aporte em 94 açudes, com um aumento de 59.874.494 m³ no volume armazenado. Considerando a estimativa do volume evaporado e o liberado neste período, o aporte de 68.214.254 m³. Mesmo assim, dez açudes continuam secos: Carão, em Tamboril; Farias de Sousa, em Nova Russas; Faé, em Quixelô; Favelas e Forquilha II, em Tauá; Monte Belo, em Araripe; Quicoé, em Acopiara; Serafim Dias, em Mombaça; Vieirão, em Boa Viagem; e Desterro, em Caridade. O Sousa, em Canindé, está com 0,26%. 
açudes
Chuvas aumentam nível dos açudes no ceará, aponta Cogerh

Fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato