-->

Açude Santo Antônio termina março com menos de 1% de água em Russas

Açude de Santo Antônio de Russas, no Barracão, tem menos de 1% de água

As chuvas que caíram em Russas e na região nos meses de fevereiro e março não foram suficientes para ao menos sinalizar com probabilidades de recarga no açude de Santo Antônio de Russas, localizado na comunidade do Barracão.

Segundo a COGERH, o reservatório possui menos de 1% de sua capacidade de armazenamento de água. A tendência é que o volume não sofra alterações consideráveis no período da quadra chuvosa de 2018.

Em abril do ano passado, o açude estava com 1,8% e hoje está apenas com 0,95% de sua capacidade. Perdeu metade de suas reservas (veja o gráfico). O pouco do liquido acumulado não é suficiente para o consumo e muito menos para a pesca. Até os animais encontram dificuldades de saciar sua sede nas águas do reservatório quase seco.

Moradores das comunidades situadas em volta do açude relembram com saudade os anos em que a brisa fresca soprava das águas mansas do reservatório. Com a escassez de água até o clima na comunidade está mais quente. É o que reclamam os moradores do Barracão.

“Temos fé que abril e maio possam ser dois meses de boas chuvas e quem sabe, ao menos o açude possa receber um pouco de água para se manter ate 2019, quando novas esperanças de um bom inverno surgirão” comentou um agricultor local

Fonte Imprensa do Vale.NET
Açude Santo Antônio de Russas

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato