Açude de Santo Antônio de Russas, no Barracão, tem menos de 1% de água
As chuvas que caíram em Russas e na região nos meses de fevereiro e março não foram suficientes para ao menos sinalizar com probabilidades de recarga no açude de Santo Antônio de Russas, localizado na comunidade do Barracão.
Segundo a COGERH, o reservatório possui menos de 1% de sua capacidade de armazenamento de água. A tendência é que o volume não sofra alterações consideráveis no período da quadra chuvosa de 2018.
Em abril do ano passado, o açude estava com 1,8% e hoje está apenas com 0,95% de sua capacidade. Perdeu metade de suas reservas (veja o gráfico). O pouco do liquido acumulado não é suficiente para o consumo e muito menos para a pesca. Até os animais encontram dificuldades de saciar sua sede nas águas do reservatório quase seco.
Moradores das comunidades situadas em volta do açude relembram com saudade os anos em que a brisa fresca soprava das águas mansas do reservatório. Com a escassez de água até o clima na comunidade está mais quente. É o que reclamam os moradores do Barracão.
“Temos fé que abril e maio possam ser dois meses de boas chuvas e quem sabe, ao menos o açude possa receber um pouco de água para se manter ate 2019, quando novas esperanças de um bom inverno surgirão” comentou um agricultor local
Itens relacionados:
Russas