-->

Três açudes estão prestes a sangrar no Ceará

NOTICIAS | QUADRA CHUVOSA

Maioria dos açudes ainda está com capacidade abaixo de 30%

Seis açudes já chegaram em sua capacidade máxima no período chuvoso deste ano. A expectativa é de que mais três açudes sangrem nas próximas semanas. São eles: Acaraú Mirim, São Vicente e Maranguapinho. Outros dois açudes que estão com 90% da capacidade preenchida são Cocó e Tijuquinha, que já sangraram neste período de chuvas mas diminuíram o volume de águas depois disso. 

Acaraú Mirim fica localizado no município de Massapê e tem capacidade de 36,7 milhões de metros cúbicos. Nesta segunda-feira, 12, a quantidade de água neste açude atinge 98,39% de seu volume total. Já São Vicente, localizado em Santana do Acaraú, tem capacidade de 9,84 milhões de metros cúbicos e está com 92% desse contingente preenchido. Com 9,35 metros cúbicos de capacidade, Maranguapinho está com 96,27% do seu volume total.

Entretanto, 112 açudes ainda estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, o principal açude do Estado, faz parte dessa estatística. Ele ainda está somente com 3,75% de sua capacidade preenchida. Apesar disso, o açude superou o aporte de águas do ano passado. Além dele, Orós está com volume menor que 10% da capacidade. O segundo maior açude tem potência máxima de 1,94 bilhão de metros cúbicos, mas somente 6,30% está preenchido.

Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A resenha diária apresentada pelo órgão mostra que o volume atual dos reservatórios do Estado está em 8,36%. Quarenta e seis açudes estão no volume morto e 17 são considerados secos.

Reproduzido por Jornalvaleemdestaque|Créditos: opovo
 #AÇUDES   #CHUVAS   #SANGRAR  #CEARÁ
açude sangrar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato