A equipe da delegacia regional da Polícia Civil em Canindé prendeu nesta segunda-feira (26) a agricultora Francisca Alves da Cruz, 42 anos, suspeita do assassinato do próprio pai, o viúvo de 71 anos de idade Francisco Euclides Cruz, e ter forjado a morte dele por suicídio. O crime ocorreu no dia 2 de janeiro deste ano, na localidade de Iguaçu, na zona rural deste Município.
Os investigadores da Polícia Civil informaram que a vítima foi encontrada morta dentro da sua residência, todavia, parte dos punhos de rede encontrados no local, supostamente utilizados no enforcamento, estavam pendurados no armador e outros no chão, levantando a suspeita de que o viúvo não praticou suicídio.
No decorrer das investigações a Polícia Civil constatou também que a vítima não aceitava que os filhos realizassem os saques da sua aposentadoria e da sua pensão. Ele sempre ia sozinho ao banco. Entretanto, no dia em que ele foi encontrado morto a filha havia feito o saque. “Ela chegou inclusive a simular um desmaio para tomar a frente da enorme fila, recebendo a atenção da proprietária do estabelecimento e uma carona para ir ao outro banco“, explicou o inspetor Chesmam Ribeiro.
A encenação continuou quando Francisca da Cruz retornou à sua residência, próxima a casa do pai. Como uma multidão havia se concentrado ali começou a chorar após descer de um táxi, tipo de transporte que nunca havia utilizado, chamando a atenção até dos irmãos que ao encontrarem o corpo do pai não localizaram os documentos dele e outros objetos pessoais.
Diante das evidencias encontradas nas investigações o delegado regional da Polícia Civil, Daniel Aragão Mota instaurou inquérito policial. Foram localizadas as imagens da filha suspeita realizando os saques. Apesar de a filmagem identifica-la, ela continuou a simulação, alegando tratar-se de outra mulher, com roupa igual a dela. Foi então solicitada a prisão preventiva da suspeita, deferida pela Justiça da Comarca local.
Os investigadores ainda informaram que a suspeita foi presa quando estava fugindo em um ônibus. O coletivo foi abordado na BR-020, ainda no município de Canindé.
FONTE; DIÁRIO SERTÃO CENTRAL