-->

Golpe no WhatsApp promete um ano grátis na Netflix

Para evitar transtornos, melhor opção para os usuários é verificar a veracidade do link no site original da empresa de streaming



É preciso atenção com as ofertas "imperdíveis"  que podem chegar ao celular. A mais recente traz mensagens com a promessa de 1 ano de acesso gratuito à Netflix; a prática está cada vez mais comuns em grupos de WhatsApp. Com isso, cibercriminosos têm usado esse golpe para driblar e infectar smartphones e tabletes. O intuito é roubar dados de usuários brasileiros, especialmente dos que não desconfiam que podem estar na mira de um ataque digital.

A prática de prometer vantagens usando o nome de um serviço ou produto é antiga no mundo virtual. Mesmo assim, diversos usuários acham que estão diante de uma oferta imperdível e acessam os links suspeitos sem saber que estão caindo em uma verdadeira armadilha. Com isso, dados e informações pessoais de seu Smartphone vão parar nas mãos de hackers, que podem usá­los da maneira que quiserem.

Como proceder 
Para evitar esse tipo de transtorno, é importante verificar a origem do link, de preferência numa fonte externa, entrando na página da empresa no Facebook ou acessar o próprio site da empresa para ver se realmente aquela oferta existe de verdade.

Desktop
Outra fonte para os criminosos é a utilização de emails. Segundo estudo divulgado pela empresa de segurança digital Symantec, é comum a prática de atacar usuários e interessados em aderir ao serviço de streaming sem ter de gastar muito. Este "mercado paralelo" chega a vender por US$ 0,25 acessos à ferramenta, roubados de assinantes oficiais por meio de golpes.

A campanha de malware é voltada aos brasileiros interessados em ter acesso ao Netflix. O golpe induz o indivíduo a baixar um arquivo que promete exibir os filmes e séries do serviço, mas que, na verdade, instala o cavalo de troia “infostealer.Banload”. Uma vez instalado, o programa começa a roubar informações bancárias da vítima. 

O segundo ataque identificado pela Symantec é destinado a clientes do Netflix. Por meio de anúncios falsos, conhecidos como “phising”, promete descontos ou a regularização de um suposto problema na conta. O intuito é fazê-los inserir as credenciais de acesso. 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato