AGRICULTOR COMEÇA COLHEITA DE FEIJÃO EM CANINDÉ.
O Sertão mudou de cor. O verde foi substituído pela mata cinzenta de outrora. Os campos estão verdes e o feijão já está maduro. No município de Canindé, que fica a 120 quilômetros de Fortaleza, já começou a colheita das sementes que foram plantadas no começo do ano.
Na localidade de Carnaúba dos Barrosos, o agricultor José Ivan Barros Cruz de 45 anos, colhe feijão no quintal de casa.
“Estou muito satisfeito com a chuva”, diz o produtor que plantou 7 litros de sementes e espera colher boa safra de grãos, em um hectare de terra.
‘’Dizem que fartura não cai do céu, mas no caso do feijão é de lá que vem a garantia de boa safra. As chuvas dos últimos três meses foram suficientes para a colheita do ano inteiro. A expectativa é produzir 10 sacas de feijão e 25 de milho. ‘’O maior governo do pobre é o inverno. Limpei toda essa roça no seco, mas graças à fé em Deus e São Francisco, estou colhendo os resultados’’, disse seu José.
Segundo ele, a produção servirá com o consumo de cinco pessoas por um ano. ‘’Estar chovendo bastante e com muito esforço minha roça irá assegurar bons rendimentos’’, disse o sertanejo que trabalha sozinho.
Toda a área plantada foi adubada para um melhor desempenho no crescimento dos plantios. ‘’Vou continuar acreditando que o homem só colhe o que planta. Isso ficou provado para aqueles que muita das vezes me mandaram jogar minha enxada no mato’’, finalizou seu José Ivan.
Saiba mais
Segundo ele, que estar colhendo feijão maduro, é porque o plantio foi feito ainda no mês de dezembro de 2016 em terras preparadas com o trator para novos plantios, principalmente de feijão que tem sido a grande procura no mercado.
Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Itens relacionados:
Canindé