-->

EM CANINDÉ: AGRICULTOR COMEÇA COLHEITA DE FEIJÃO

em-caninde-agricultor-comeca-colheita-de-feijao


    AGRICULTOR COMEÇA COLHEITA DE FEIJÃO EM CANINDÉ.

    O Sertão mudou de cor. O verde foi substituído pela mata cinzenta de outrora. Os campos estão verdes e o feijão já está maduro. No município de Canindé, que fica a 120 quilômetros de Fortaleza, já começou a colheita das sementes que foram plantadas no começo do ano.

    Na localidade de Carnaúba dos Barrosos, o agricultor José Ivan Barros Cruz de 45 anos, colhe feijão no quintal de casa.

    “Estou muito satisfeito com a chuva”, diz o produtor que plantou 7 litros de sementes e espera colher boa safra de grãos, em um hectare de terra.

    ‘’Dizem que fartura não cai do céu, mas no caso do feijão é de lá que vem a garantia de boa safra. As chuvas dos últimos três meses foram suficientes para a colheita do ano inteiro. A expectativa é produzir 10 sacas de feijão e 25 de milho. ‘’O maior governo do pobre é o inverno. Limpei toda essa roça no seco, mas graças à fé em Deus e São Francisco, estou colhendo os resultados’’, disse seu José.

    Segundo ele, a produção servirá com o consumo de cinco pessoas por um ano. ‘’Estar chovendo bastante e com muito esforço minha roça irá assegurar bons rendimentos’’, disse o sertanejo que trabalha sozinho.


    Toda a área plantada foi adubada para um melhor desempenho no crescimento dos plantios. ‘’Vou continuar acreditando que o homem só colhe o que planta. Isso ficou provado para aqueles que muita das vezes me mandaram jogar minha enxada no mato’’, finalizou seu José Ivan.

    Em Carnaubal, Manoel das Quintas, de 56 anos é outro que colhe feijão plantando no final de dezembro. ‘’Quem acreditou nas chuvas tem feijão, mesmo que seja em pequena escala, mas graças a Deus e São Francisco, irei ter feijão para a semana santa’’, comemora Manoel.

    Segundo ele, que estar colhendo feijão maduro, é porque o plantio foi feito ainda no mês de dezembro de 2016 em terras preparadas com o trator para novos plantios, principalmente de feijão que tem sido a grande procura no mercado.

    Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

    Luciano Almeida

    Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

    Postagem Anterior Próxima Postagem

    Formulário de contato