-->

Chuvas são registradas em 33 cidades do Ceará entre quarta e quinta-feira

As três maiores precipitações foram em Guaraciaba do Norte Granja e Barroquinha


Choveu em 33 municípios do Estado entre as 7 horas dessa terça-feira (28) e 7 horas de ontem (29). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As três maiores precipitações foram em Guaraciaba do Norte (44.2mm), Granja (31mm) e Barroquinha (30.1mm). As chuvas ficaram concentradas na região Noroeste do Ceará.



A Funceme prevê no decorrer do dia de hoje tempo com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas isoladas no Noroeste e no Centro-Sul. Para amanhã, sexta-feira, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.

A redução da pluviometria deve-se ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma imensa massa de nuvens e constitui-se o principal sistema indutor de chuva durante a quadra invernosa. "Há uma oscilação, alternância de aproximação e afastamento da Zona de Convergência da costa cearense", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "Isso é normal". Faltando um dia para terminar o mês, que é o segundo da quadra invernosa, o Ceará registra, em média, chuva dentro da faixa esperada de pluviometria para o período. Até ontem, a Funceme observava 208.5mm, quando o normal para o período são 203.4mm. Já há um desvio positivo.

Raul Fritz também observa que, em fevereiro passado, as chuvas ficaram 31% acima do esperado, que é de 118.6mm. Foram observados 155.4mm. A Funceme não faz previsão mês a mês, mas da quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio. "Vamos esperar findar o período de chuva para concluirmos às nossas análises", disse o meteorologista da Fundação.

Reservatórios


spera-se que, em abril e maio, os índices pluviométricos permaneçam dentro da faixa da média histórica, bem como ocorra ainda mais elevação do nível dos reservatórios. Até o momento, em média, os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acumulam 10,4% de volume total. No início da quadra invernosa o nível médio geral era de apenas 6,5%. Houve, portanto, um acréscimo de 60%.

O secretário executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, frisou que o nível dos principais reservatórios ainda é reduzido e preocupante. "Houve melhoria, um alívio em muitos açudes, mas ainda não é suficiente para um quadro de tranquilidade".
chuvas-sao-registra-em-33-cidades-do-Ceara-entre-quarta-e-quinta-feira

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato