-->

Câmara e Senado definem presidentes em semana crucial para o futuro do governo Temer

Parlamentares escolhem presidentes da Câmara e do Senado em semana crucial para o futuro do governo Temer Fernanda di Castro/Câmara dos Deputados Deputados e senadores voltam ao trabalho nesta semana em Brasília já com a tarefa de escolher os presidentes da Câmara e do Senado, peças cruciais no xadrez político. 

Os vencedores da disputa, além de estarem na linha sucessória da Presidência da República (na ausência do presidente, por não haver atualmente vice, quem assume é o presidente da Câmara, e na ausência deste, o do Senado) são também os donos da 'pauta' das Casas. 

São eles que definem o que será votado, escolhem os membros de comissões, reúnem os líderes para discutir as prioridades, entre outras atribuições.  

Por serem os 'donos da pauta', sua atuação é crucial para Michel Temer. O presidente precisa aprovar no Congresso reformas difíceis neste ano, como da Previdência e Trabalhista. Sem elas, terá dificuldades para estimular a economia e ter em 2018, ano eleitoral, uma situação mais confortável. E sem o controle da Câmara e do Senado, dificilmente as reformas serão aprovadas.  

Apesar de não apoiar formalmente nenhum candidato, o Palácio do Planalto está alinhado às candidaturas de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara e de Eunício Oliveira (PMDB-CE) no Senado. E como já há nos bastidores consenso entre os parlamentares em torno desses nomes, dificilmente haverá algum surpresa no resultado da eleição.

O que pode alterar o resultado, e apenas na disputa da Câmara, é a questão jurídica: uma ação e um no STF questionam a constitucionalidade da reeleição de Maia. Neste caso, a base aliada tem outro candidato: Jovair Arantes (PTB-GO).  Eleição na Câmara A votação secreta está marcada para a quinta-feira (2), a partir das 9h.  Serão eleitos o presidente, dois vices, quatro secretários e quatro suplentes para compor a mesa diretora. 

Mas a disputa já começou durante o recesso, com articulação intensa dos candidatos e viagens pelos Estados para convencer os colegas deputados. Oficialmente só há quatro candidatos: Jovair Arantes (PTB-GO), do bloco de partidos que apoia Temer chamado Centrão, Rogério Rosso (PSD-DF) também do Centrão, André Figueiredo (PDT-CE)), o único representante da oposição e Julio Delgado (PSB-MG), que entrou apenas ontem na disputa. 

Maia não anunciou sua candidatura oficialmente, mas fez campanha pelo País e recebeu apoio formal da maioria dos partidos.  Eleição no Senado Acontece já nesta quarta-feira (1º), um dia antes da disputa na Câmara. Assim como na Câmara, pela tradição, o partido com maior bancada na Casa tem preferência indica o novo presidente do Senado. Apesar de haver votação, dificilmente o candidato do maior partido é derrotado. 

O senador Eunício Oliveira (CE) é o nome escolhido pelo partido e conta tem o apoio da maior parte das legendas. No entanto, na última semana, o senador José Medeiros (PSD-MT), lançou candidatura para concorrer à vaga. Apesar de não ter o apoio oficial de seu partido, o senador acredita que “há espaço” para a disputa e nega que haja uma ruptura ou racha no Senado, já que seu partido é da base aliada de Temer. 

As negociações entre os partidos também envolvem as indicações para os demais cargos da Mesa Diretora do Senado. Como alcançou o posto de segunda maior bancada da Casa, caberá ao PSDB ocupar a primeira vice-presidência ou a primeira secretaria, deixando a segunda opção para o PT. Atualmente, a primeira vice-presidência é ocupada pelo petista Jorge Viana (AC) e há negociações em curso para que ele seja mantido no cargo.
camara-e-senado-definem-presidentes-em-em-semana-crucial-para-o-futuro-do-governo-Temer
Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/camara-e-senado-definem-presidentes-em-semana-crucial-para-o-futuro-do-governo-temer-01022017

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato