-->

Ceará podem ficar sem água em novembro, alerta Inpe

Com o nível dos acudes que abastecem o Estado do ceará, perto do zero. O alerta foi dado na última reunião do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal, realizada no dia 20 de janeiro,Considerando um cenário em que a quantidade de chuva fique entre a média histórica (600,7mm) até 30% abaixo dela, o Inpe alerta para um acentuado risco de esgotamento; da água armazenada entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

O estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.pode ter um fim de ano dramático, pois a situação hídrica na maioria dos reservatórios do Nordeste pode não atingir recuperação significativa no decorrer do trimestre, principal período da estação chuvosa do semiárido. Neste cenário, o estudo projeta um impacto; nas condições para a agricultura e a pecuária durante o período chuvoso principal, com predominância de áreas de seca severa no interior da região semiárida, principalmente ao sul do Ceará.

Apesar do alerta, a reunião definiu uma pequena melhora na previsão climática para o norte do Nordeste, onde o Ceará está situado, durante o mesmo trimestre. Houve queda na probabilidade de as chuvas ocorrerem na categoria abaixo da normal climatológica, que baixou de 45%, no estudo divulgado em dezembro, para 40%, na nova pesquisa. Por outro lado, houve aumento na probabilidade de chuva acima da média, que passou de 20% para 25%. Não houve alteração no indicativo de chuvas dentro da média histórica, que permanece em 35%.

Confira a matéria completa no diário do nordeste de hoje 
ceara-podem-ficar-sem-agua-em-novembro-alerta-Inpe

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato