-->

Amadorismo e incerteza: às vésperas do Cearense, times se revezam na elite

Desde 2011, acompanho o futebol cearense de forma profissional, como jornalista. É muito pouco para quem ainda quer viver muito. Mas já deu para presenciar episódios novelescos e dignos de embaraços no estadual. 

Para 2017, não é diferente. O Campeonato Cearense terá início no dia 15 de janeiro. Teoricamente, deveríamos estar fechando apresentações de times e analisando tecnicamente as equipes. Mas, e quando não se sabe ainda quem são as equipes na disputa?

Até a manhã desta terça-feira (27), o Ferroviário estava na Série A, e o Guarany de Sobral ocupava uma vaga na Série B. Durante a tarde, o Cacique do Vale subiu, e o Ferrão caiu, em uma liminar concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDF-CE) Frederico Bandeira. Nesta quarta-feira, o Tubarão da Barra voltou à elite. Isso porque o Alto Santo desistiu da Série A e foi punido oficialmente em decisão da Federação Cearense de Futebol (FCF).

Pensa que acabou? Não. Nesta quarta-feira (28), o presidente do Tribunal antecipou que o Floresta vai impetrar uma medida sobre uma suposta irregularidade nas certidões apresentadas pelo Ferroviário e pleitear a vaga na Série A. Fora de campo, muita indefinição e polêmica. Quando a bola rola, o que vemos é um estadual sem atrativos, de pouco público e de prejuízo para os times. Reflexo de uma pré-temporada desorganizada. 

O amadorismo respinga em atletas, comissões técnicas, imprensa e principalmente torcedores.

Até esta terça-feira, por exemplo, o Fortaleza estrearia contra o Ferroviário. Horas depois, contra o Guarany de Sobral. Menos de 24 horas depois, diante do Tubarão da Barra. A prova concreta de que falta visão. Em 2017, o Campeonato Cearense terá novo formato, com playoffs em jogos decisivos. Uma fórmula aprovada justamente para dar uma cara nova a uma disputa defasada. Parece não ser suficiente para empolgar. Quando não se sabe sequer quem entra em campo menos de 20 dias antes de o Cearense iniciar, não há empolgação. No dia 9 de janeiro, o Pleno do Tribunal vai julgar o pedido de liminar do Guarany. Até lá, não duvidem termos reviravolta a divulgar. 

Fonte: Globo Esporte
amadorismo-e-incerteza-as-vesperas-do-cearense-times-se-revezam-na-elite

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato