-->

DPU expede recomendações para habilitação de centro de tratamentos oncológicos no Vale do Jaguaribe



Atraso na identificação da doença; empecilhos para a garantia da realização de exames; demora para consultas no posto de saúde; dificuldade dos profissionais médicos da atenção primária em identificar fatores de risco oncológicos e sinais de suspeita de câncer; falta de integração entre os diversos níveis de atenção à saúde, descumprimento do prazo de 60 dias da Lei 12.732/2012 e distanciamento na periodicidade das consultas de revisão, que chegam a demorar mais de seis meses.

Esses foram alguns dos problemas identificados pela Defensoria Pública da União (DPU) durante vistoria no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), em Fortaleza. A vistoria, realizada em 19 de outubro, resultou em um relatório com pedido de providências encaminhado ao próprio ICC, às Secretarias de Saúde do Estado e do Município e o Ministério da Saúde.

Na visita ao hospital, a defensora regional de direitos humanos Lídia Ribeiro Nóbrega, que atua na DPU no Ceará, e a equipe da Defensoria constataram que as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas que dependem da rede pública começam na atenção primária, porta de acesso à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Segundo o superintendente de Negócios do ICC, Pedro Meneleu, parte dessas dificuldades está relacionada ao precário atendimento no interior do Ceará. Em diversas cidades, faltam profissionais e equipamentos, inclusive para a prestação de serviços básicos, como a biópsia, com regularidade.

Recomendações
Em função desse quadro, a DPU propôs à Secretaria da Saúde do Ceará a adoção de providências para ampliar e interiorizar o acesso a exames e tratamentos oncológicos, verificando, inclusive, a possibilidade de habilitação de novos centros especializados, especialmente nas macrorregiões do Centro-Sul, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Sertão de Canindé.

Também solicitou a criação de “protocolos de regulação integrados com o município de Fortaleza, com a devida compensação financeira, para viabilizar para pacientes oncológicos oriundos de municípios do interior, o acesso aos exames e tratamentos em tempo hábil, sem necessidade de retorno aos municípios de origem a cada novo exame, consulta ou procedimento para nova autorização da regulação”, entre outras medidas.

Já à Secretaria Municipal de Saúde, recomendou a criação desses protocolos com o estado do Ceará; a qualificação da atenção básica para melhoria do atendimento, reduzindo o tempo para acesso a exames diagnósticos pela regulação da rede pública e integrando os serviços nos diversos níveis de atenção à saúde.

Além disso, a DPU, recomenda a verificação da existência de capacidade ociosa ou baixa utilização dos mamógrafos disponíveis na rede municipal de saúde, adotando mecanismos para facilitação do acesso a esse exame para pacientes; e o efetivo cumprimento do prazo de 60 dias para o início do tratamento no SUS de pessoa com neoplasia maligna.

Ao hospital vistoriado, a DPU no Ceará sugeriu a adoção de providências para a integração das informações constantes no sistema interno de dados do ICC ao Sistema de Informação do Câncer (Siscan), unificando o banco de dados acerca de exames, consultas e outras ações realizadas pelos pacientes na rede pública de saúde.

Também instou à adoção de providência para melhorar a estrutura do serviço de acolhimento, espaço que recebe pacientes do SUS e que foi apontado como o único em condições precárias.

Entre as recomendações direcionadas ao Ministério da Saúde, estão a cobrança de fiscalização do cumprimento das exigências pelos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) do Ceará, a fim de evitar a concentração e sobrecarga de serviços em um único Centro, e o pedido de avaliação da possibilidade de habilitação de novos hospitais para atendimento oncológico pelo SUS no interior.


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato