O filme teve cenas rodadas em Quixadá, Quixeramobim e Fortaleza. Dirigido pelo cearense Halder Gomes, O Shaolin do Sertão traz de volta o senso de humor cearense inserido num resgate histórico dos desafios de vale-tudo no interior do Ceará. “É o filme que eu tinha muita vontade de fazer. O momento do filme é a onda do VHS, que revelou novos talentos e gêneros em produções de artes marciais. Tinha muita vontade de retratar daí pra frente outro universo: o momento em que os lutadores profissionais de vale-tudo iam pro interior do Ceará e desafiavam os valentões da cidade, inserindo neste contexto o mundo ilusório, lúdico e fantástico da cabeça dos aficcionados por filmes de luta”, explica Halder Gomes.
Um das estrela do filme é o ator Edmilson Filho. Edmilson ganhou notoriedade após protagonizar Francisgleydisson, o personagem principal de outro filme do mesmo diretor e que deu ao Ceará notoriedade ainda maior no cenário do cinema brasileiro: Cine Holliúdy. A atuação deu ao ator o Prêmio Quem de melhor ator, em 2013 e levou Edmilson a se tornar até garoto propaganda de uma loja de materiais para construção. “É um personagem inocente, sempre sonhando com grandes batalhas em um universo paralelo. Para interpretá-lo, assisti produções de Hong Kong e filmes chineses de Kung Fu. Eu me identifico muito com Aluízio em relação a esse sonho de ser um grande lutador. É um pouco de mim que está no personagem”, destaca.
Edmilson Filhos, protagonista do filme, da vida a um lutador de artes marciais
Edmilson Filhos, protagonista do filme, da vida a um lutador de artes marciais
O filme
Ambientado em Quixadá nos anos 1980, o longa metragem conta a história de Aluízio Li – Liduíno (Edmilson Filho), um aficionado por artes marciais que vive com a cabeça no mundo das lutas de tanto sonhar e assistir a filmes chineses. Motivo de chacotas em sua cidade natal, Aluízio Li terá uma grande desafio pela frente quando o lutador aposentado de vale-tudo Toni Tora Pleura (Fábio Goulart) anuncia um “tour” de desafios aos valentões de várias cidades do interior do Ceará, incluindo Quixadá. Dirigido pelo cineasta Halder Gomes, o mesmo de Cine Holliúdy, “O Shaolin do Sertão” traz frescor e originalidade pra repetir o sucesso através da comédia de ação e aventura em pleno sertão cearense.
O elenco conta com nomes como Dedé Santana, Edmilson Filho, Fafy Siqueira, Marcos Veras, Tirulipa, Falcão, Bruna Hamú, Igor Jansen, Frank Menezes, Karla Kareninna, Haroldo Guimarães, Fábio Goulart, Lailtinho Brega, dentre outros talentos locais.
Cantores de renome no Ceará como Fagner e Marcos Lessa, além da banda Leite de Rossas e os Alfazemas, compõem a trilha sonora do filme. O longa-metragem tem investimento e coprodução da Globo Filmes, Paramount Pictures, Telecine, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e contará com a distribuição nacional da Downtown Filmes e Paris Filmes.