-->

Ministério da Integração Nacional promete edital para transposição

Por Honório Barbosa - Colaborador do diário do nordeste



Iguatu. Em até 30 dias, o Ministério da Integração Nacional (MI) vai lançar edital de licitação para a conclusão de trechos do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O processo está em fase final de elaboração. A informação foi dada pelo ministro Helder Barbalho, nesta quinta-feira (22), durante reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), realizada em Recife.

Prioridade

A prioridade do Ministério da Integração Nacional é assegurar o abastecimento de água e ações de desenvolvimento econômico para a região Nordeste. O trecho da integração das bacias do São Francisco que precisará ter nova licitação já estava contratado e sendo executado pela empresa Mendes Júnior Trading S.A.

A empreiteira não conseguiu cumprir o contrato mediante o comprometimento da sua capacidade técnica gerada por dificuldades na obtenção de créditos. "Estamos cruzando diversos itens que estavam nesse contrato para checarmos o que foi executado e o que ainda falta realizar. Esperamos ter uma nova empresa contratada o quanto antes", frisou Barbalho.

Retomada

O Ministério da Integração Nacional tem a expectativa de que o novo processo de licitação transcorra dentro da normalidade para que as obras possam ser retomadas o quanto antes e em 2017 seja concluída a passagem das águas no Eixo Norte.

"No Eixo Leste tudo dentro do planejado, a passagem das águas acontecerá em dezembro próximo", explicou Barbalho. Mediante a complexidade das obras de transposição do São Francisco, a Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 26 de março de 2018, o prazo para o início da operação de transferência.

O documento com a resolução da ANA foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (21). O primeiro prazo foi fixado para dezembro de 2011 e, desde então, vem sendo prorrogado. A resolução da ANA refere-se à outorga de uso de água.

As obras de transposição das águas do Rio São Francisco para o Ceará são uma necessidade urgente. Os reservatórios acumulam atualmente, em média, 9% da capacidade hídrica. É elevado o risco de intensificar a crise de desabastecimento nas cidades do Interior e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), caso não ocorram chuvas suficientes para recarga dos açudes já em janeiro do próximo ano.

Antes, acreditava-se na possibilidade de as águas do Rio São Francisco chegarem ao Ceará em dezembro próximo, mas a última estimativa da chegada do recurso hídrico foi adiada para abril de 2017. O açude Castanhão, o maior do Estado, e responsável pelo abastecimento da RMF e do Baixo Jaguaribe acumula apenas 6,4% de sua capacidade. O reservatório será reabastecido nos próximos dias pelo Açude Orós.

Reunião

Após três anos sem reuniões do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Condel-Sudene), o encontro desta quinta-feira (22) marcou a retomada das atividades. O Condel é um espaço de debate e deliberações de medidas que promovam o desenvolvimento econômico e regional. "Isso tudo só se dará em face da capacidade de articulação conjunta de todos os atores e o Condel demonstra que, coletivamente, nós podemos contribuir para desenvolver o nosso País", destacou o ministro Barbalho.

O titular da pasta da Integração Nacional informou também que o governo federal vai atuar para que a Sudene seja fortalecida. "Em décadas passadas, a Sudene representava um dos órgãos mais importantes do Brasil para planejar o desenvolvimento do Nordeste, que é uma região que clama por oportunidades", disse. Para Barbalho, a reunião de ontem foi uma sinalização para aqueles que desejam investir na região.

"Demonstra que estamos plenamente ativos para facilitar o acesso aos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para que o Brasil possa crescer e gerar emprego", destacou.



Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato