-->

Violência no Ceará deixou mais de 400 adolescentes mortos em 11 meses


mala morto














Nada menos que 408 adolescentes  - idades entre 12 e 18 anos incompletos - foram assassinados no Ceará  entre janeiro e novembro deste ano, numa média de 37 casos por mês, ou um por dia (1,2).  A maioria absoluta foi morta com o uso de armas de fogo.
Somente no mês de novembro, foram 49 garotos foram  eliminados nas ruas da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior.  Para as autoridades do sistema de segurança Pública e da Justiça, a maioria dos crimes envolvendo menores de idade (seja como vítima ou como autores dos delitos) está diretamente ligada ao tráfico e/ou consumo de drogas.
O mês de novembro foi o que apresentou, até agora, a maior taxa de adolescentes assassinados no estado. Foram 49 casos. O segundo mês, foi  janeiro, com 48.  Já o que registrou menor número de mortes de menores no Ceará foi  junho, com 25 homicídios.
No mês passado, dos 49 adolescentes mortos violentamente no Ceará, 24 perderam   a vida nas ruas da Capital. Já na Região Metropolitana foram 8 homicídios e no Interior, outros 17.
Além dos 24 casos de assassinatos em Fortaleza, também registraram mortes de adolescentes  em novembro os seguintes Municípios: Beberibe, Sobral, Nova Jaguaribara, Maracanaú (2), Pindoretama, Iguatu, Russas, Itaitinga (2), Juazeiro do Norte (3), Quixadá, Guaiúba, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama,  Crato (2), Morada Nova, Itapipoca, Senador Pompeu, Itarema e Pacatuba.
Chacina
Na madrugada do último dia 12 de novembro, de uma só vez, seis adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, foram executados sumariamente por desconhecidos. Eles fazem parte dos 11 mortos na chacina  que ocorreu na Grande Messejana. Todos eram moradores dos bairros Curió e Lagoa Redonda e da comunidade do São Miguel.
Os seis adolescentes mortos foram identificados como Alef Souza Cavalcante, 17 anos; Antônio Álisson Inácio Cardoso, 16; Jardel Lima dos Santos, 17; Marcelo da Silva Mendes, 17; Patrício João Pinho Leite, 16; e Renaylson Girão da Silva, 17. 
Além deles, também foram assassinados na mesma chacina cinco adultos, identificados como: Marcelo da Silva Pereira, 18 anos; Francisco Elenilson Pereira Chagas, Valmir Ferreira da Conceição, Pedro Alcântara Barroso do Nascimento e Jandson Alexandre de Sousa.  
Duplos assassinatos
Também no mês de novembro, pelo menos, quatro menores foram mortos na Grande Fortaleza em casos de duplos homicídios. O primeiro, na noite do último dia 11, quando foram executados a tiros, em Itaitinga, os menores Antônio Diego Pinheiro Rodrigues e Francisco Carlos Guedes de Almeida. Ambos tinham 16 anos de idade.
O segundo caso ocorreu em uma favela localizada na Rua 3 de Maio, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Foi na noite do dia 16, por volta de 23h30, tendo como vítimas o adolescente   Wildejan Santos Mota e a sua namorada, Bruna Kelly Gomes de Albuquerque, ambos com 17 anos de vida.
Veja os números de adolescentes mortos em 2015 no Ceará:
Janeiro (48)
Fevereiro (34)
Março (38)
Abril (27)
Maio (37)
Junho (25)
Julho (26)
Agosto (42)
Setembro (41)
Outubro (41)
Novembro (49)
TOTAL  = 408

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato