Inaugurada no Tomé a ampliação da Unidade Básica de Saúde

Os 153 Mil reais investidos na obra, com recursos Municipal e Federal, beneficiam mais de 2500 habitantes das 814 famílias residentes no Distrito.

Na sexta feira 27 de novembro, a prefeitura de Quixeré, administração quero mais Quixeré,  que tem a frente o prefeito Francisco Raimundo Santiago Bessa, entregou a comunidades a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Distrito de Tome na Chapada do Apodi. Os 153 Mil reais investidos na obra, beneficia os 2570 (dois mil quietos e setenta) habitantes do Distrito com atendimento medico no setor da atenção primaria as  habitantes 814   famílias  residentes nas comunidades de Tomé, Cercado do Meio, Macacos, Lagoa da Casca e Carnaúbas.
  

















A solenidade foi realizada na Vila de Fátima em frente a Unidade Básica de Saúde e contou com a presença do Prefeito Santiago Bessa, da primeira e chefe de gabinete prefeitura de Quixeré Eliete Fernandes, do secretario de saúde do município Uranio Nogueira, da ex prefeita Luzimar Bandeira, secretários municipais, assessores, vereadores, lideranças comunitárias e da sociedade em geral.
A ampliação consta de recepção, SAME, farmácia, Salas Para educação em saúde, esterilização, copa, almoxarifado, rouparia, expurgo, sala de vacina, consultório de enfermagem, consultório odontológico, banheiros para deficientes e banheiro para os servidores. Além da ampliação, foi feita a entrega oficial do veiculo para a equipe saúde da Família. O secretario Uranio Nogueira ressaltou que, para ele, bem como para todos que fazem a saúde em Quixeré, aquele momento era de agradecimento, e observou que além da parte do atendimento a meta é também cuidar da parte física estruturante, com pontos de apoio nas comunidades nucleadas no Tome e instalação de consultório odontológico nas comunidades maiores e mais distantes, além de trabalhar em parceria com agentes de saúde e endemias na prevenção de doenças.
Falando aos presentes o prefeito Bessa  afirmou da que sua preocupação, era que pudesse deixar uma marca de sua gestão, em todas as comunidades do município, dando prioridade ao abastecimento de água das comunidades, passando por infraestrutura de estradas, que favoreça a todas as atividades da economia e demais seguimentos da sociedade. Bessa enfatizou de que o povo não é otário e enxerga os feitos em todas as áreas, lembrando ele no momento, que na área da saúde, além de entregar a ampliação, esta entregando também um veiculo para a comunidade. Segundo ele, sua luta agora será para asfaltar a rua principal de Tome.
Também usaram a palavra: a ex-prefeita Luzimar Bandeira, os vereador Manuel Gerônimo (Baleu), Samuel Isidoro,  Dede de Quinó, a vereadora Francisca Silveira de Sousa (Francileide). E Luizinho do Tomé, líder comunitário, Valderi Fernandes, assessor da administração e o vice-prefeito de Quixeré Adalberto Bandeira (Betinha).
A obra de ampliação da Unidade Básica de saúde de Tome teve inicio em 2014, e teve um volume de recursos investido da ordem 153.874, 41 (cento e cinquenta e três mil, oitocentos e setenta e quatro reais e quarenta e um centavos), sendo os recursos adquiridos junto ao Fundo Nacional de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde.
Por: Arnaldo Freitas