por Vladimir Marques - Repórter
Em dois jogos comandando o Ceará pela Série B do Brasileiro, o técnico Lisca montou sua equipe para atuar com esquemas táticos distintos, com formações diferentes e teve performances opostas. Sob seu comando, contra Criciúma e Botafogo, ambos fora de casa, o treinador utilizou 16 jogadores diferentes nas equipes que iniciaram as partidas, evidenciando ainda a busca por uma base, por um time titular.
Nos dois jogos, a formação que Lisca utilizou, com as respectivas modificações, foi: Éverson; Tiago Cametá, Sandro (Gilvan), Charles (Carlão) e Victor Luís (Fernandinho); Baraka, João Marcos (Carlão), Ricardinho e Wescley (Júlio César); Rafael Costa e Alex Amado (Fabinho).
Ou seja, apenas no gol, na lateral direita, em duas posições do meio e uma do ataque a equipe não foi modificada, com cinco jogadores atuando nos dois duelos sob sua direção: Éverson, Tiago Cametá, Baraka, Ricardinho e Rafael Costa.
E após ver sua equipe jogar mal e perder para o Criciúma, no sábado, e vencer o líder Botafogo três dias depois jogando bem, o treinador garantiu que ainda está longe de ter uma formação titular e dificilmente, em sete jogos restantes, um time será repetido em duas rodadas seguidas.
"Não temos uma equipe-base hoje. E o clube não a achou durante a Série B. Então, até o final será assim: o time titular com variações e quem estiver em melhor condição", disse Lisca.
Mas nem por isso o treinador acredita que a equipe não terá um padrão tático definido.
"Nesse jogo com o Botafogo, o encaixe das peças fortaleceu o coletivo. Temos um time experiente e acredito que a forma de jogar prevaleceu. As alterações foram feitas e a equipe não sentiu, se comportou melhor".
Confiança
Sobre os sete jogos restantes na Série B que definirão a situação da equipe, Lisca acredita que é bem possível evitar o rebaixamento do Ceará.
"Em 30 rodadas, o Ceará havia ganho seis partidas e nas últimas oito precisava ganhar seis. Todos diriam que é impossível. Mas não. Já ganhamos uma, e do líder da Série B. No fim da competição, a responsabilidade pesa, mas ela também mobiliza, a atenção é redobrada. E vejo o grupo muito focado no desafio de tirar o Ceará dessa", apontou.
SAIBA MAIS
Treino no PV
O Ceará realizou ontem treino no Estádio Presidente Vargas, local da partida de amanhã, contra o Boa Esporte/MG, às 20 horas (horário de Fortaleza) pela Série B. Foi o único no PV, já que hoje o clube volta a treinar hoje, em Porangabuçu, às 16 horas. Na atividade, de ontem, o treino foi fechado para a imprensa
Ingressos
Para o duelo contra o time mineiro, o Ceará vendeu 954 ingressos até a noite de ontem. A expectativa da diretoria do clube é de um público acima de 15 mil pessoas. Na partida deste sábado, o Alvinegro jogará pela primeira vez no ano com o terceiro uniforme, que será lançado amanhã, às 10h no shopping Del Passeo, com entrada exclusiva para sócios adimplentes a R$ 30,00
Itens relacionados:
Sports