MADALENA: Quadrilha armada ataca duas agências bancárias



Na agência do Banco do Brasil, os criminosos também falharam na explosão dos caixas eletrônicos e danificaram as vidraças do prédio
FOTOS: VC REPÓRTER
Image-1-Artigo-1878866-1
A caminhonete Mitsubishi, modelo L200, foi queimada pela quadrilha e abandonada em uma estrada carroçável na zona rural do município de Madalena
Duas agências bancárias localizadas no Centro de Madalena (a 180Km de Fortaleza) foram atacadas, na madrugada de ontem, por um bando armado. Segundo informações da PM, oito homens invadiram o prédio em que funciona o Bradesco e instalaram dinamites em um dos caixas eletrônicos. Os explosivos falharam e os bandidos seguiram em direção ao Banco do Brasil, mas também não conseguiram detonar os dispositivos, porque a Polícia frustrou a ação.

Na segunda tentativa de roubo, a quadrilha chegou a quebrar as vidraças do banco. Populares perceberam o tumulto e acionaram a Polícia, que conseguiu chegar antes que houvesse a explosão. Conforme relato dos militares da 4ªCia do 4ºBPM (Boa Viagem), os criminosos fugiram sem levar nada das instituições financeiras.
Após as duas tentativas de roubo, o bando fugiu em duas caminhonetas e três motocicletas, pela CE-264, em direção ao Município de Quixeramobim. A PM saiu em perseguição ao grupo e localizou um dos veículos usados na fuga, queimado em uma estrada carroçável, às margens da rodovia estadual. A caminhonete Mitsubishi, modelo L200, será periciada, para que seja averiguada sua procedência.
O titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, explicou que os criminosos chegaram a danificar caixas eletrônicos das duas agências para acoplarem as bananas de dinamite nos equipamentos, mas não souberam detonar em nenhum dos casos.
"Eles utilizaram uma 'picatera' para abrir um buraco no caixa e colocaram a dinamite tentando abrir o cofre, mas não conseguiram", afirmou Vilarinho.
Segundo o delegado, as emulsões encontradas nos equipamentos do banco foram apreendidas pela PM e serão encaminhadas à Perícia Forense do Ceará(Pefoce), para serem analisadas por peritos especializados.
Vilarinho disse que ainda não tem suspeitos, mas que uma possível rota de fuga deles já foi identificada. Os criminosos teriam escapado nas motocicletas e em uma caminhoneta Volkswagen, modelo Amarok, de cor preta, que não teve as placas anotadas. O titular da DRF declarou que está aguardando os gerentes dos bancos informarem se o circuitos internos de segurança das agências estavam funcionado. Se existirem imagens, elas serão solicitadas para ajudar na identificação do bando.
Patrulhas da Polícia Militar dos municípios de Madalena e Boa Viagem seguem em diligência pela Região, na tentativa de localizar os envolvidos nos ataques. Até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso.
Balanço
Estes são o 31º e o 32º ataques a banco - explosões, roubos, furtos e arrombamentos - conforme levantamento feito pela DRF. O número é igual ao registrado em período do ano passado. Dos 32 episódios contra instituições financeiras, foram consumados 14, os demais se configuraram apenas como tentativas. (Colaborou Valdir Almeida)