-->

Falta de Água para Consumo humano foi tema de debates na Câmara de Morada Nova.

Zona rural do Município já está sofrendo com a falta d'água, e adutoras estão parando.

A falta de água para o consumo humano, no município de Morada Nova será o principal assunto de debates nas sessões vindouras durante todo o ano de 2015 na Câmara. A afirmativa veio através do vereador Hilmar Sérgio quando se pronunciou na tribuna no tempo regimental da Casa.
O assunto puxou os debates e o presidente da Casa legislativa Everardo Maia, iniciou cobrando da atual administração uma medida, mesmo que paliativa, para amenizar a falta d’água, para consumo de mais de 100 famílias do Sítio Cumbé que já estão sem água há mais de 03 dias, por conta da adutora que parou.
  

O vereador Hilmar Sérgio esteve na abertura do PEC-Nordeste na última quarta-feira, dia 17 de junho, que está acontecendo no Centro de Eventos em Fortaleza. O mesmo ouviu do Governador Camilo Santana o anúncio da liberação de 150 milhões de reais do Governo Federal para o Nordeste Brasileiro para serem aplicados em ações de convivência com a seca, e que dos 150 milhões, 70 milhões virão para o Estado do Ceará. Deste valor destinado ao Ceará, 22 milhões serão utilizados em carros pipas que serão coordenados pela defesa civil do Estado do Ceará, aonde irão colocar água nas sedes dos municípios, onde não terão condições de chegar às adutoras. O valor de 32 milhões de reais será utilizado em quatro adutoras dos municípios de Ibicuitinga, Quixeramobim, Independência e Arneróis, além de dois Municípios da Bacia do Banabuiú irão receber adutoras.
O valor de 16 milhões de reais será utilizado na perfuração de poços, na melhoria e na qualificação do estudo das águas, e em situações como foi citada pelo vereador Roberto Menezes, um dos representantes do Distrito do São João do Aruaru juntamente com o Cláudio Maroca, por conta da falta de controle do uso da água, e a qualidade do líquido para o consumo humano.
Para Hilmar Sérgio, o relato preocupante do Roberto Menezes é o mesmo sentimento de todas as famílias do Aruaru que hoje se pode considerar maior do que os 24 menores municípios do Estado do Ceará em número de habitantes.
Para discutir o problema da falta de água para consumo humano em todo o município de Morada Nova foi solicitado ao Presidente da COGERH (Companhia de Gerenciamentos e Recursos Hídricos do Estado do Ceará), uma Audiência Pública para questionar sobre dados populacionais do Distrito, suas potencialidades, tamanho geográfico, número de escolas, para que em documento possa ser entregue ao presidente da COGERH, para que o distrito tenha um olhar diferente.
Hilmar afirmou que diante do quadro crítico que o município de Morada Nova está vivenciando, aonde a tendência é piorar, 70 milhões de reais deveriam se multiplicar por dez. Entende o vereador, que o governo precisa assegurar para aqueles que vivem as margens dos rios e que trabalham com irrigação um seguro produção para quem possui até oito hectares.
Uma preocupação da câmara dirigida por Everardo Maia, é que o Estado do Ceará, o governo federal só reconheceu 67 municípios em estado de emergência e Morada Nova não está incluso. O processo se encontra nas mãos do governo, o mesmo não há falhas dos setores competentes, mas, o vereador cobrou rapidez e agilidade para que o município possa se utilizar dos recursos, buscando sua inclusão.
Sobre Prestação de contas tão cobradas pelo o Dr. Cavalcante Júnior da Fundação São Lucas, Hilmar afirmou que este ano ainda não chegou nenhuma ao legislativo.
O vereador tem conhecimento de que todas as contas estão sendo enviadas na data certa para o Tribunal de Contas dos Municípios, mas para a Câmara não vem, com exceção de algumas Autarquias.
Em relação ao atendimento da Saúde Pública do Município na atenção básica, melhorou muito. O programa mais médico lançado pela presidente Dilma, tem no município de Morada Nova uma base muito boa, e é a cidade mais beneficiada pelo programa em todo o estado do Ceará, afirmou Hilmar. No entanto mesmo com cobertura de atendimento em quase todas as comunidades, o vereador afirmou que existe a necessidade do Frade receber um médico a cada quinze dias, mas, por conta de um local para atendimento, a comunidade está prejudicada.
O vereador sugeriu ao líder do prefeito, o vereador Edinho, um local onde funcionava uma antiga escola da comunidade que fica ao lado da igreja evangélica. O prédio está abandonado, e com uma pequena recuperação mesmo que simples, daria para que o médico atendesse na comunidade.
Na missão de lider e com a boa vontande de sempre servir ao cidadão moradanovense, o lider do prefeito vai trabalhar jundo a administração uma saida para o problema abordado.

Por: Ribamar Silva.
Fonte: Tv Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato