Zona rural do Município já está sofrendo com a falta d'água, e adutoras estão parando.
A falta de água para o consumo humano, no município de Morada Nova será o principal assunto de debates nas sessões vindouras durante todo o ano de 2015 na Câmara. A afirmativa veio através do vereador Hilmar Sérgio quando se pronunciou na tribuna no tempo regimental da Casa.
O valor de 16 milhões de reais será utilizado na perfuração de poços, na melhoria e na qualificação do estudo das águas, e em situações como foi citada pelo vereador Roberto Menezes, um dos representantes do Distrito do São João do Aruaru juntamente com o Cláudio Maroca, por conta da falta de controle do uso da água, e a qualidade do líquido para o consumo humano.
Para Hilmar Sérgio, o relato preocupante do Roberto Menezes é o mesmo sentimento de todas as famílias do Aruaru que hoje se pode considerar maior do que os 24 menores municípios do Estado do Ceará em número de habitantes.
Para discutir o problema da falta de água para consumo humano em todo o município de Morada Nova foi solicitado ao Presidente da COGERH (Companhia de Gerenciamentos e Recursos Hídricos do Estado do Ceará), uma Audiência Pública para questionar sobre dados populacionais do Distrito, suas potencialidades, tamanho geográfico, número de escolas, para que em documento possa ser entregue ao presidente da COGERH, para que o distrito tenha um olhar diferente.
Hilmar afirmou que diante do quadro crítico que o município de Morada Nova está vivenciando, aonde a tendência é piorar, 70 milhões de reais deveriam se multiplicar por dez. Entende o vereador, que o governo precisa assegurar para aqueles que vivem as margens dos rios e que trabalham com irrigação um seguro produção para quem possui até oito hectares.
Uma preocupação da câmara dirigida por Everardo Maia, é que o Estado do Ceará, o governo federal só reconheceu 67 municípios em estado de emergência e Morada Nova não está incluso. O processo se encontra nas mãos do governo, o mesmo não há falhas dos setores competentes, mas, o vereador cobrou rapidez e agilidade para que o município possa se utilizar dos recursos, buscando sua inclusão.
Sobre Prestação de contas tão cobradas pelo o Dr. Cavalcante Júnior da Fundação São Lucas, Hilmar afirmou que este ano ainda não chegou nenhuma ao legislativo.
O vereador tem conhecimento de que todas as contas estão sendo enviadas na data certa para o Tribunal de Contas dos Municípios, mas para a Câmara não vem, com exceção de algumas Autarquias.
Em relação ao atendimento da Saúde Pública do Município na atenção básica, melhorou muito. O programa mais médico lançado pela presidente Dilma, tem no município de Morada Nova uma base muito boa, e é a cidade mais beneficiada pelo programa em todo o estado do Ceará, afirmou Hilmar. No entanto mesmo com cobertura de atendimento em quase todas as comunidades, o vereador afirmou que existe a necessidade do Frade receber um médico a cada quinze dias, mas, por conta de um local para atendimento, a comunidade está prejudicada.
O vereador sugeriu ao líder do prefeito, o vereador Edinho, um local onde funcionava uma antiga escola da comunidade que fica ao lado da igreja evangélica. O prédio está abandonado, e com uma pequena recuperação mesmo que simples, daria para que o médico atendesse na comunidade.
Na missão de lider e com a boa vontande de sempre servir ao cidadão moradanovense, o lider do prefeito vai trabalhar jundo a administração uma saida para o problema abordado.
Por: Ribamar Silva.
Fonte: Tv Jaguar
Itens relacionados:
POLITICA