Neste domingo (2), às 18h, Sport e Ceará se enfrentam em um jogo válido pela 15ª rodada da Série B. As equipes se reencontram dois meses após o Ceará conquistar o tricampeonato da Copa do Nordeste em cima dos pernambucanos. A partida será realizada na Ilha do Retiro, em Recife, capital pernambucana.
O Ceará ocupa a 9ª posição, com 21 pontos, sete a menos que o primeiro time no G-4. Após o empate em 0 a 0 com o Avaí em casa, a diretoria demitiu o técnico Eduardo Barroca. Guto Ferreira foi anunciado como seu substituto, retornando ao comando técnico alvinegro dois anos depois. Ele terá apenas dois treinos para conhecer e alinhar a equipe.
O Sport vem embalado por uma sequência de oito jogos sem derrota. Sob o comando de Enderson Moreira, o time ocupa a 4ª posição, com 28 pontos conquistados, oito vitórias, quatro empates e uma derrota. Na última partida, empatou em 1 a 1 contra a Chapecoense, na Arena Condá.
ONDE ASSISTIR
O confronto será transmitido pelo Premiere, rádio Verdinha FM 92.5 e YouTube da TV Diário, além do Tempo Real do Diário do Nordeste.
DESFALQUES NAS EQUIPES
Para o jogo na Ilha do Retiro, o Ceará não poderá contar com o meia Guilherme Castilho, que cumpre suspensão automática. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Avaí, na 13ª rodada. Além dele, o treinador também não deve ter à disposição Richard e Luiz Otávio, que estão em tratamento no departamento médico.
As novidades no último treino em Fortaleza foram o retorno do lateral-direito Warley, do lateral-esquerdo Danilo Barcelos e do atacante Hygor Cléber. Os jogadores estavam no departamento médico alvinegro até a última partida e são dúvidas para o confronto contra a equipe pernambucana.
Do lado do Sport, há dúvidas importantes no setor ofensivo. No último jogo contra a Chapecoense, Luciano Juba e Vagner Love ficaram de fora por lesão. Enquanto o meia se recupera de uma lesão na coxa, o camisa 9 sentiu a panturrilha e foi poupado. Além deles, o também atacante Wanderson sentiu o adutor da perna direita.
VOZÃO FORA DE CASA
O Ceará tem o segundo melhor aproveitamento como visitante na Série B. Em sete partidas fora de casa, a equipe conquistou quatro vitórias, dois empates e sofreu apenas uma derrota, alcançando um aproveitamento de 66,7% longe de seus domínios. O time alvinegro somou 14 pontos dos 21 disputados até o momento.
O último jogo fora da capital cearense foi contra o Sampaio Corrêa, na 13ª rodada, quando o Ceará empatou em 1 a 1. Como visitante, o Ceará marcou 11 gols em sete jogos e sofreu apenas 6.
LEÃO EM CASA
O Sport tem se destacado ao atuar na Ilha do Retiro nesta competição. É a única equipe com 100% de aproveitamento em casa na Série B. O time comandado por Enderson somou 21 pontos nas sete partidas disputadas em Recife, com sete vitórias.
O poderio ofensivo pernambucano é um dos pontos fortes da equipe, que marcou 18 gols em casa, com uma média de 2,5 gols por partida. A defesa também tem sido sólida quando atua em sua cidade, sofrendo apenas quatro gols em sete jogos.
ARTILHARIA NA SÉRIE B
O atacante Vagner Love lidera a artilharia da Série B. O jogador do Sport marcou nove gols na competição, quatro a mais que o grupo de atletas que dividem a segunda colocação na disputa
Pelo lado alvinegro, Erick também está no grupo de vice-artilheiros. O jogador marcou seu último gol na 13ª rodada, no empate em 1 a 1 contra o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão. Com passagem pelo Náutico, Erick, camisa 11 do Ceará, já disse em entrevistas que gosta de enfrentar o Sport.
Além de Erick, o Ceará conta com Vitor Gabriel, que marcou quatro gols na competição. Logo atrás, Nícolas e Jean Carlos marcaram dois gols cada.
HISTÓRICO DO CLÁSSICO
O clássico nordestino na Ilha do Retiro marca o 42º encontro entre Ceará e Sport. Ao longo da história, o Sport leva vantagem, com 17 vitórias contra 14 do Ceará e 10 empates. Nos últimos dez jogos, o Ceará venceu cinco vezes, enquanto o Sport saiu vitorioso em duas oportunidades.
O último confronto entre as equipes foi na final da Copa do Nordeste, também em Recife. No dia 3 de maio, o Sport venceu por 1 a 0 no tempo normal, mas viu o Ceará conquistar o tricampeonato regional nas penalidades.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Sport: Renan; Ewerthon (Eduardo), Rafael Thiery, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fábio Matheus e Jorginho; Edinho, Fabrício Daniel (Luciano Juba) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Ceará: Bruno Ferreira; Warley, Tiago Pagnussat, Gabriel Lacerda e William Formiga; Richardson, William Maranhão, Jean Carlos e Chay; Erick e Nícolas. Técnico: Guto Ferreira.
FICHA TÉCNICA | SPORT X CEARÁ
Local: Ilha do Retiro, em Recife-PE
Data: 02/07/23 (domingo)
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
4º árbitro: Deborah Cecília da Cruz Ferreira (PE)
Árbitro de Vídeo (VAR): Adriano de Assis Miranda (SP)"