Julho registra maior aporte em 11 anos no Açude Banabuiú

O açude Banabuiú, o terceiro maior reservatório do Ceará, alcançou um marco positivo ao atingir 41,87% de sua capacidade, de acordo com informações da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Esse valor representa o melhor registro para o mês desde o dia 8 de julho de 2012, quando o açude estava em 67,10% de sua capacidade total.

Localizada na região do Sertão Central, a Bacia do Banabuiú teve um dos maiores aportes de água entre todas as bacias do estado, totalizando cerca de 1,3 bilhão de metros cúbicos de volume hídrico. Todos os 19 açudes monitorados na bacia do Banabuiú apresentaram melhores condições em comparação ao início do ano.

Julho registra maior aporte em 11 anos no Açude Banabuiú

Segundo a Cogerh, após vários anos de baixos aportes, a Bacia do Banabuiú registrou o maior volume dos últimos 10 anos. Durante esta temporada de chuvas, a reserva hídrica da região aumentou de 9% para 41%, saindo da classificação "muito crítica" para "em alerta".

Atualmente, o volume total de todos os açudes monitorados pela companhia está em 49%. As bacias com maior volume hídrico são a do Litoral (95,3%), Coreaú (95,6%) e Acaraú (91,3%). Já a bacia do Sertão de Crateús apresenta o pior volume, com apenas 28,3%. Em relação aos dois maiores reservatórios do estado, o Castanhão, maior do país, está com 31,8% de sua capacidade, enquanto o Orós, segundo maior do estado, alcança 65,94%, conforme dados da Cogerh.

Comentários