O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta terça-feira (4), as inscrições para dois concursos que disponibilizam 7,5 mil vagas temporárias em todo o país.
Os editais dos processos seletivos foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU). As vagas são divididas em duas funções distintas:
Para o cargo de agente de pesquisas, é necessário possuir ensino médio completo. Já para a função de supervisor de coleta, também é exigida a posse de carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B, no mínimo.
Haverá reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, assim como para pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser realizadas no site www.ibfc.org.br até as 23h do dia 19 de julho. A taxa de inscrição é de R$42,20.
Os concursos são destinados a candidatos que não foram contratados nos últimos dois anos em outros processos seletivos regidos pela Lei nº 8.745/1993.
Os candidatos são submetidos a uma prova objetiva, excludente e classificatória que ocorrerá no dia 17 de setembro, com duração de 3 horas e 30 minutos. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 23 de outubro.
Em maio, o governo federal autorizou o instituto a realizar um concurso para contratar 8.141 funcionários temporários para a realização de pesquisas.
Ainda não foram divulgados os editais para as vagas de agente de pesquisa por telefone (276), agente censitário de mapeamento (148), codificador (120) e supervisor de pesquisa (49). Essas publicações podem ocorrer até novembro.
Agente de pesquisa e mapeamento
Os aprovados serão contratados por um período de 1 ano, podendo haver prorrogação por até 3 anos. A carga horária de trabalho será de 40 horas semanais, distribuídas em 8 horas diárias. Entre as atividades dessa função estão: VEJA O EDITAL
- Organizar, planejar e executar as atividades estabelecidas no cronograma de trabalho;
- Gerenciar os trabalhos desenvolvidos nas agências de coleta, de acordo com o cronograma previsto para as pesquisas e levantamentos;
- Acompanhar o desenvolvimento da coleta de dados das pesquisas e levantamentos, buscando garantir a qualidade das informações;
- Controlar a produção e a qualidade das atividades de coleta e levantamentos, entre outras.
Supervisor de coleta e qualidade
O supervisor também será contratado por 1 ano, podendo haver prorrogação por até 3 anos. A carga horária de trabalho será de 40 horas semanais, distribuídas em 8 horas diárias. Entre as atividades dessa função estão: VEJA O EDITAL
- Visitar domicílios e estabelecimentos de diversos tipos, como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados destinados à realização de pesquisas de natureza estatística, entre outras.