Aos 25 anos, Beatriz Militão vai representar o Ceará no maior concurso de beleza do país, o Miss Brasil. A jovem, que é a caçula de 15 filhos de pescadores da cidade de Trairi, tem enfrentado críticas nas redes sociais por sua origem humilde.
Beatriz Militão, candidata cearense ao título de Miss Brasil, tem uma origem humilde, sendo filha de pescador e a caçula de uma família numerosa. No entanto, sempre teve o sonho de se tornar modelo e Miss. O concurso que irá definir a próxima detentora da coroa no Brasil ocorrerá neste sábado, dia 8.
"Fui acolhida e apoiada por uma família grande que sempre esteve ao meu lado em tudo. Eu assistia aos concursos de beleza e desfiles de moda na TV e me imaginava ali. É um sonho realizado", afirma Beatriz.
Dos mangues às passarelas, a história de Beatriz Militão é marcada por sua origem humilde. Ela é a caçula de uma família de 15 filhos e filha de pescadores. Além de trabalhar como marisqueira, catando caranguejos nos mangues do litoral cearense, Beatriz também se dedica ao canto e ao violão como hobbies. Atualmente, ela é uma modelo profissional, eleita Miss Ceará e candidata ao título de Miss Universo Brasil.
Além de sua paixão pela moda e pela música, Beatriz também se preocupa com o meio ambiente e dedica-se à limpeza das praias da região onde vive. No entanto, mesmo recebendo mensagens de carinho e afeto, ela também é alvo de ódio nas redes sociais por não falar inglês nem ter uma "oratória perfeita".
Beatriz afirma que não teve a oportunidade de se preparar para o concurso de beleza desde a infância e destaca que uma das críticas que recebe na internet é justamente por não ser fluente em inglês, o que é comum entre as participantes do concurso. Ela ressalta que exigir que uma candidata tenha essas habilidades é privar meninas carentes e humildes de realizarem o sonho de serem Miss. Beatriz teve que escolher entre ter aulas de inglês ou garantir o sustento da família.
Apesar das críticas, a modelo acredita que tem chances de competir em igualdade com as outras candidatas ao título do concurso de beleza mais tradicional do Brasil. Ela espera que os requisitos elitistas dos concursos de beleza não impeçam que meninas que sonham em ser Miss realizem seus sonhos.
Beatriz Militão é a filha mais nova de uma família de 14 irmãos, cujos pais são pescadores da cidade de Trairi, no litoral cearense. Apesar de receber mensagens de ódio nas redes sociais devido à sua origem humilde, ela valoriza mais o carinho recebido dos fãs e admiradores.
Eleita Miss Ceará Universo em maio deste ano, Beatriz tem se engajado em projetos com foco no desenvolvimento sustentável, em linha com sua experiência como catadora de caranguejos nos mangues cearenses.
Agora, com o foco no título de Miss Universo Brasil, Beatriz Militão está recebendo cuidados de dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas e maquiadores profissionais. Ao longo das 68 edições do concurso, o Ceará conquistou o título de Miss Universo Brasil quatro vezes.
A final do Miss Universo Brasil será realizada em São Paulo, no dia 8 de julho, às 19h30. A vencedora representará o país no Miss Universo 2023, que ocorrerá em dezembro, em El Salvador.