Caixa financia imóveis através do Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica Federal iniciou a oferta de financiamentos de até R$350 mil para o novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Lançado novamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 14 de fevereiro, o programa apresenta novas diretrizes e taxas de juros mais baixas, facilitando o sonho da casa própria e ampliando o acesso ao crédito imobiliário para famílias de baixa renda.

Além disso, o programa engloba uma parcela significativa da classe média brasileira, permite a contratação de projetos habitacionais por meio de "entidades privadas" sem fins lucrativos, seguindo as novas regras, e aumenta o valor do subsídio para utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O programa também ampliou os limites de renda bruta familiar para aquisição de moradias. Agora, foram estabelecidos novos valores. Na área urbana, a Faixa 1 foi retomada e teve seu limite elevado de R$1.800 para R$2.640. A Faixa 2 abrange rendimentos entre R$2.640,01 e R$4.400. Já a Faixa 3 compreende rendimentos de R$4.400,01 até R$8.000.

Caixa financia imóveis através do Minha Casa, Minha Vida

No meio rural, a renda bruta familiar para a Faixa 1 é de até R$ 31.680, para a Faixa 2 varia de R$ 31.680,01 a R$ 52.800, e para a Faixa 3 situa-se entre R$ 52.800,01 e R$ 96.000,00. As taxas de juros foram reduzidas de acordo com a região do Brasil. Para famílias residentes no Norte e Nordeste, a taxa passou de 4,25% para 4% ao ano. Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as taxas foram reduzidas de 4,5% para 4,25% ao ano.

Em relação aos valores dos imóveis, os limites de financiamento habitacional para as Faixas 1 e 2 foram ampliados de R$190 mil para R$264 mil, dependendo da localização. Anteriormente, os valores variavam de R$130 mil a R$230 mil. Lula confirmou essas informações por meio de uma publicação em suas redes sociais.

Fonte: GCmais