-->

Confira as regiões do Ceará com maior índice de chuvas em abril

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume de chuvas registrado no Ceará em abril ficou próximo da média histórica. A expectativa para o mês é de 188 milímetros, enquanto o registrado foi de 184,8 milímetros, uma queda de apenas 1,7%.

A maioria das macrorregiões do estado apresentou desvio positivo em relação ao volume de chuvas em abril, com exceção da Região do Cariri, que recebeu apenas 114 milímetros. A macrorregião esperava receber 173,7 milímetros, resultando em um desvio negativo de 34,4%.

Já a macrorregião de Jaguaribara, onde está localizado o Açude Castanhão, o maior reservatório do Ceará, recebeu 158,3 milímetros, enquanto o esperado para o mês era de 180,3%.

As duas macrorregiões que receberam mais chuvas foram o Litoral Norte e a Região da Ibiapaba, com 288,4 milímetros e 232,9 milímetros, respectivamente. Ambas as regiões apresentaram um desvio positivo de 21,6% e 13,6%.

Situação dos açudes


Confira as regiões do Ceará com maior índice de chuvas em abril
O nível dos reservatórios do Ceará alcançou uma marca histórica na última década, atingindo 50% de sua capacidade total neste domingo (30), de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A última vez que o estado havia atingido essa marca foi em 1º de novembro de 2012.

Atualmente, a capacidade total dos 157 açudes monitorados pela Cogerh é de 9,29 bilhões de metros cúbicos, enquanto em 2012 havia 10 açudes a menos sob monitoramento, totalizando 9,23 bilhões de metros cúbicos.

Entre os reservatórios monitorados, 67 estão sangrando, sendo o São José III, localizado no município de Ipaporanga, um dos que atingiu a capacidade máxima com as chuvas da última semana. De acordo com a Companhia, o açude não havia atingido essa marca desde 2009.

Atualmente, o estado possui 13 açudes com volumes acima de 90% sem atingir a cota de sangria e 31 açudes com volumes abaixo de 30% da capacidade.

As bacias hidrográficas com maior volume de reservas são:


  • Baixo Jaguaribe (100%);

  • Litoral (98,66%);

  • Coreaú (97,7%).

Já a bacia com o menor nível acumulado é a do Médio Jaguaribe (30,82%). O Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, está localizado nessa região e registra atualmente 31,3% de volume. Essa marca não era alcançada desde outubro de 2014.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato