-->

Tabuleiro do Norte tem 365 dias pra realizar concurso público


MPCE recomenda que Prefeitura de Tabuleiro do Norte adote medidas para realização de concursos públicos em até 365 dias


Imagens de entrada da cidade de tabuleiro do norte CE

Prefeitura de Tabuleiro do Norte tem 365 dias pra realizar concurso público

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Tabuleiro de Norte, recomendou nessa quinta-feira (10/11) que a Prefeitura de Tabuleiro do Norte adote as providências necessárias para que, em até 365 dias, dê início a concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da administração municipal. A recomendação foi expedida pelo promotor de justiça João Marcelo e Silva Diniz.

No documento, o MPCE também recomendou que a Prefeitura de Tabuleiro inicie, após 60 dias da expedição da Recomendação, o processo de exoneração dos servidores contratados de forma temporária que não estejam em cargos que atendam necessidade temporária de excepcional interesse público, bem como os ocupantes de cargos comissionados que não se encaixam nas atividades de direção, chefia e assessoramento, a teor do preconizado no artigo 37, inciso V, da Constituição Federal.

Na Recomendação, o promotor de Justiça João Marcelo e Silva Diniz ressalta que o artigo 37, inciso I, da Constituição Federal prevê “que a investidura em cargo ou emprego público depende da aprovação prévia em concurso público de prova ou de provas e títulos”. Por sua vez, a contratação temporária de pessoal, também prevista na CF, deverá ser utilizada tão somente para atender a situações que exigem satisfação imediata e temporária.

Segundo dados do Relatório de Acompanhamento emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) relativo ao primeiro quadrimestre de 2022, na categoria “emprego público”, que abrange os agentes públicos sem vínculo efetivo com o Município (excetuados os servidores ocupantes de cargos comissionados), existem 634 agentes e 110 comissionados em Tabuleiro do Norte, enquanto o número de servidores efetivos é de apenas 521.

Ainda conforme o documento, o MPCE recomendou que o município se abstivesse de efetivar novas contratações temporárias fora das hipóteses legais e reduzisse para no máximo 20% o quantitativo de servidores não-efetivos (temporários e comissionados). Por fim, a Recomendação estipulou ainda um calendário a ser adotado pelo município, determinando datas, desde o levantamento de relatório com total geral de cargos para provimento efetivo atualmente existentes no Município, no Poder Executivo, até a homologação do concurso e convocação dos aprovados.

Informações do PMCE

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato