-->

Ceará tem quase todos os reservatórios com volume hídrico abaixo de 30%

Ceará tem quase todos os reservatórios com volume hídrico abaixo de 30%

O Ceará entra para os últimos dias de 2021 com quase todos os seus reservatórios hídricos em nível crítico. Com a estiagem prolongada registrada no segundo semestre do ano, os açudes espalhados por todas as regiões atingem baixas históricas. É o que mostram dados do Portal Hidrológico do Estado, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), extraídos nesta sexta-feira, 10. De acordo com a plataforma, dos 76 dos reservatórios monitorados, em 75 o volume de água armazenada está abaixo de 30% da capacidade total. O único com situação confortável é o açude dos Caldeirões, em Saboeiro, que acumula 95% de reserva.

Considerando a média de todos os reservatórios analisados, a carga hídrica no Estado é de apenas 21,4%. O volume tem caído progressivamente desde o fim da quadra chuvosa, em maio, quando havia alcançado 27,9%. Naquela ocasião, o número de reservatórios com armazenamento inferior a 30% chegava a 47. Outros 33 tinham nível acima de 90% e dez ultrapassaram a capacidade máxima de 100%.

Dentre os três maiores açudes do Ceará, o Banabuiú, segundo da lista, que integra bacia hidrográfica homônima, é o que apresenta situação mais crítica, com apenas 8,28% de nível hídrico. O reservatório tem capacidade para cerca de 127 milhões de metros cúbicos (m³). Já o Castanhão, que suporta até 67 bilhões de m³, acumula carga de apenas 8,55%. O quadro é menos crítico no açude de Orós, onde 22,74% do volume total (199 bilhão m³) está preenchido.

Há exatamente um ano, os níveis de reserva hídrica do Castanhão e do Banabuiú eram 11,78% e 12,24%, respectivamente, situação um pouco melhor do que a atual. Na contramão, o reservatório de Orós registrava volume inferior (21,59%). Apesar dos baixos níveis, a Cogerh tem descartado, reiteradamente, qualquer possibilidade de desabastecimento hídrico nos 184 municípios cearenses.
Previsão

A chegada da pré-estação chuvosa, período que se estende de dezembro a fevereiro, trouxe mais otimismo em relação à ocorrência de chuvas no Ceará. Em vários municípios do Estado, incluindo a Capital, os primeiros dias de dezembro foram marcados por pancadas isoladas e leve redução nas temperaturas. Embora a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não apresente prognóstico estendido para o trimestre, projeta que as precipitações podem se tornar ais comuns nessa época do ano.

Contudo, para este fim de semana, as chances de chuva são baixas desde a faixa litorânea, passando pelo Maciço de Baturité e Ibiapaba, até o Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Já no domingo, a Funceme prevê céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com possibilidade de precipitações, ainda que remotas, no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Fonte OPOVO

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato