MP investiga evento com aglomeração de milhares de pessoas em Aracati, no Ceará

G1-CE
Um evento realizado neste fim de semana em Aracati, no litoral do Ceará, será investigado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). Imagens compartilhadas em redes sociais apontam que houve aglomeração e ausência de uso de máscaras em espaços do 4º Festival de Gastronomia e Cultura do município, organizado pela prefeitura.

O MPCE afirmou que o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, instaurou uma notícia de fato, neste domingo (14), para apurar se houve descumprimento dos decretos estaduais de combate à pandemia. Em nota, a organização do evento disse que o festival "foi realizado em local aberto e seguiu os protocolos para realização". (Leia na íntegra abaixo).

Conforme o MP, o despacho foi aberto após "veiculação de fotos e vídeos dos shows de sexta e sábado à noite nas redes sociais". Os documentos "mostram uma grande aglomeração de pessoas, sem distanciamento social e muitas sem máscaras", completou o órgão.
MP investiga evento com aglomeração de milhares de pessoas em Aracati, no Ceará
Evento com aglomeração em Aracati é alvo de investigação do Ministério Público. — Foto: Reprodução

Nos dias do evento, estava em funcionamento o decreto que previa até 800 pessoas em locais abertos, com distanciamento social e uso de máscaras. A previsão é que apenas entre 16 e 31 de dezembro seja possível reunir 5 mil pessoas em locais abertos.

Prefeitura e Vigilância Sanitária devem prestar esclarecimentos ao órgão ministerial em até cinco dias.

O novo decreto que prevê a institucionalização do passaporte vacinal só passou a funcionar nesta segunda-feira (15). Nele, não há limite de horários para que eventos, restaurantes e bares funcionem. O distanciamento social pôde ser flexibilizado; contudo, o uso de máscaras continua sendo obrigatório.

Nota do festival na íntegra

O Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati foi realizado em local aberto e seguiu os protocolos para realização de eventos determinados pelo governo.

O festival só permitiu o acesso mediante apresentação de comprovante do ciclo de imunização completo contra a covid-19 ou teste PCR negativado nas últimas 24 horas, inclusive disponibilizando ponto de testagem gratuito na cidade.

Com impacto direto em diversos setores da cidade, o evento movimentou toda a cadeia econômica de Aracati, gerando renda para hotéis, pousadas, restaurantes, micro e pequenos empresários, artesãos e comunidades inteiras que sobrevivem da agricultura familiar.

O festival abriu espaço para mais de 60 expositores, sendo 45 de empreendedores locais, 10 de artesanato, 5 da rota das falésias e 5 de agricultura familiar, impactando centenas de pequenos produtores. Em balanço preliminar, o evento movimentou cerca de R$ 300 mil reais durante os três dias de programação.

A exemplo dos eventos com público que já vem ocorrendo no país, como a realização de jogos de futebol em estádios e shows abertos, o Festival da Cultura e Gastronomia de Aracati adotou todos os critérios para garantir a segurança física e sanitária de todos os envolvidos.