Eleitores do município de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, irão às urnas, neste domingo (7), para escolher o novo prefeito e vice. O horário de votação será o mesmo das Eleições 2020, das 7h às 17h, com o período das 7h às 10h destinado, preferencialmente, às pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco.
Elias do Sargento (PCdoB) discuta a prefeitura, tendo Naldo Quirino (PP) como vice. Do outro lado, Roberto da Viúva (PDT) concorre ao cargo de prefeito e Carlos Maia (PSB) é seu vice na chapa.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) trabalha para que a eleição suplementar de Jaguaruana ocorra de forma organizada e segura.
Cerca de 26.947 eleitoras e eleitores votarão nas urnas eletrônicas das 94 seções eleitorais, distribuídas nos 38 locais de votação do município. O eleitorado apto a votar, na eleição suplementar são os (as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 9 de junho de 2021 (151 antes da eleição).
Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 450 pessoas, incluídos (as) mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE. Além disso, a eleição contará com o apoio das forças de segurança.
Visita do presidente do Tribunal
O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto; o ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra; e o juiz do Pleno Eduardo Scorsafava colaborarão com os trabalhos da eleição suplementar, no dia do pleito, em Jaguaruana. O objetivo da visita é observar de perto a abertura e o encerramento da eleição, bem como contribuir para o bom andamento dos trabalhos.
Auditoria da votação eletrônica
O TRE-CE realizará auditoria da votação eletrônica durante o pleito suplementar de Jaguaruana. Serão sorteadas duas urnas eletrônicas para auditagem: uma será destinada à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e a outra será submetida à auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas.
Partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral, entidades da sociedade civil organizada e público em geral são convocados para acompanhar o sorteio. O evento ocorrerá na Sala de Sessões do Tribunal, em Fortaleza, no dia 6 de novembro, véspera da eleição, às 9h, sob o comando do presidente da Comissão, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Rommel Moreira Conrado, e será transmitido pelo canal do TRE-CE no YouTube.
No dia da eleição suplementar, 7 de novembro, acontecerá na Sala de Sessões do Tribunal a votação de auditagem, paralela à oficial. No mesmo dia, em Jaguaruana, na seção eleitoral, onde se encontra uma das urnas sorteadas, antes do início do pleito, acontecerá a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados na urna, na presença do juiz eleitoral, dos representantes do Ministério Público (MP) e da OAB, bem como de fiscais de partidos.
Zona Eleitoral
A eleição será conduzida pelo juiz eleitoral da 75ª ZE, Jhulian Pablo Rocha Faria, e conta com a contribuição da chefe de cartório Nicole Pontes Pessoa e Souza, e dos(as) colaboradores(as) do cartório.