Criança ficou intubada e precisou de transfusão de sangue e cirurgia, mas não resistiu
De acordo com reportagem do G1, além do bebê, a mãe, Sameque Vitória Gois, de 22 anos, também testou positivo para a covid-19. A criança, no entanto, desenvolveu um quadro grave e acabou morrendo após uma parada cardíaca.
Durante sua internação, a menina teve anemia profunda e precisou de doações de sangue para sobreviver. A mãe contou ao G1 que na última semana, o estado de saúde da filha parecia ter melhorado, mas, nos dias seguintes, houve uma piora.
Sarah ainda teve uma complicação que fez com que os pulmões deixassem de funcionar. Para isso, precisou passar por uma cirurgia de emergência para drenar o ar que vasou para dentro do tórax.
“Eu acho muito importante as pessoas saberem, porque eu mesma não acreditava que [a Covid-19] poderia acometer as crianças, como acometeu a minha filha. Então, se vocês têm condições de ficar em casa, fiquem, porque nada se compara à dor de perder um filho para essa doença”, disse a mãe ao G1.
Complicações da covid-19 em crianças
Se no início da pandemia, a covid-19 não preocupava muito os pais, agora sabe-se que ela pode causar quadros graves como os da pequena Sarah. Uma sequela muito reportada tem sido a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).
Essa é uma doença rara causada pelo novo coronavírus, em que uma em cada 5.000 crianças apresenta após ser infectada com a covid-19.
Nesses casos, são comuns febre, dor abdominal (intestino), vômitos, diarreia, dor no pescoço, erupção cutânea, olhos vermelhos ou sensação de cansaço.