-->

Homem é preso após matar, e ocultar cadáver em Limoeiro do Norte

Um homicídio sem corpo, sem arma do crime, sem confissão dos indiciados e sem testemunhas que colaborem com os indícios apreendidos. A falta desses elementos poderia atrapalhar uma investigação em qualquer delegacia do mundo e nunca chegar a um desfecho. Não no Ceará. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desvendou um caso complexo de homicídio de um homem de 30 anos cujo corpo segue desaparecido há 15 meses. Reunindo técnicas de investigação policial aliadas a aplicações forenses de DNA com foco em investigação criminal, mais um suspeito de homicídio e ocultação do cadáver da vítima foi preso, em Limoeiro do Norte. Esse é o segundo, do total de três alvos da investigação, que se encontra preso.

Homem é preso após matar, e ocultar cadáver em Limoeiro do Norte

Ângelo Célio Silva Leitão (24), indivíduo que acumula autuações pelos crimes de receptação, posse irregular de arma de fogo, disparo de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, surgiu no curso das investigações sob a suspeita de integrar um grupo criminoso que seria responsável por diversos homicídios em Limoeiro do Norte. 

Com o aprofundamento dos levantamentos policiais que resultaram na confirmação de que o sangue coletado no local do crime era compatível com o material genético doado pelos parentes de primeiro grau da vítima, os policiais civis identificaram dois homens apontados como executores e encarregados por ocultar o corpo da vítima. Pela complexidade do caso, pairava a suspeita de que havia mais pessoas envolvidas no crime.

Os investigadores da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, que conduziram as diligências, acreditavam que para fazer a remoção do corpo do homem para, em seguida, ocultá-lo, seria necessário usar um automóvel. Após levantamentos de inteligência, os policiais civis montaram a cena do crime, unindo peças do complexo quebra-cabeça do caso para chegar à dinâmica dos fatos e confirmar as informações colhidas no decorrer da investigação. Entre os indiciados, identificados como Paulo Lucas de Oliveira (22), conhecido como “Lucas Piaba”, Francisco Eliziano de Freitas da Silva (25), o “China”, – morto em abril de 2020 –, Luiz Henrique Lima Franco Barbosa (30), o “John Lennon”, e Ângelo, apenas o último fazia uso de carro. Os demais possuíam motocicletas.

Com essas informações, a Polícia Civil representou por um mandado de busca e apreensão na casa de Ângelo, cuja ordem judicial foi cumprida no dia 6 de novembro do ano passado. Na ocasião, além do veículo alvo do inquérito policial, os policiais civis apreenderam um revólver calibre 38 municiado na casa do indivíduo. Ângelo foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo, pagou fiança e foi liberado.

De posse do veículo apontado como o automóvel utilizado para fazer o transporte do cadáver do local do crime para um local indeterminado, a Polícia Civil encaminhou o objeto para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foram extraídas amostras de material genético no porta-malas do carro. Após a conclusão do laudo pericial, restou confirmada que a amostra de DNA encontrada no veículo é compatível com o material cedido pela família da vítima, que já havia sido comparada também com o sangue retirado da parede do local onde o crime ocorreu.

“Solicitamos uma perícia minuciosa no carro, onde foi coletada uma amostra de sangue no bagageiro. A amostra estava um pouco prejudicada, já que o homicídio foi em janeiro de 2020. O carro foi periciado somente em novembro do ano passado, em razão da complexidade do caso. Mas, ainda assim, tivemos sucesso em uma das amostras, que bateu 100% com o sangue da vítima”, revela Bruno Varela, titular da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, que destaca que o caso chegou ao conhecimento da unidade policial por meio de um Boletim de Ocorrência (BO) relatando o desaparecimento da vítima. Pouco tempo depois, os investigadores viram que, na verdade, se tratava de um caso de homicídio e ocultação de cadáver.

Com base nos vestígios colhidos no veículo e confrontados na análise pericial, a Polícia Civil representou pela prisão de Ângelo, no início da semana passada. A ordem judicial foi cumprida, nessa quinta-feira, na localidade de Sítio Ilha, no bairro de Ilha de Santa Terezinha, após levantamentos de onde o alvo se encontrava. Ele não resistiu à prisão e teve o mandado judicial pelos crimes de homicídio doloso e ocultação de cadáver cumprido.

Foragido

Ainda resta um suspeito para ser capturado. Luiz Henrique Lima Franco Barbosa (30), o “John Lennon”, está foragido, com dois mandados de prisão em aberto, um por tentativa de homicídio e o outro por homicídio e ocultação de cadáver. O alvo é procurado pelas autoridades cearenses. A Polícia Civil do Ceará mantém as diligências para levantar informações sobre o paradeiro dele.

Denúncias

A população pode contribuir com o trabalho da delegacia repassando informações sobre crimes que tenha conhecimento. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (88) 3423-4572, da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, por onde podem ser feitas denúncias. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato