O atual vice-prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, está considerado inelegível. Se as eleições fossem hoje, Dilmar não poderia ser candidato.
As informações foram obtidas pela TV JAGUAR em consultas processuais públicas, nos portais dos Tribunais de Contas e da Justiça. Outros políticos da região Jaguaribana também estão inelegíveis e em breve nós apresentaremos os nomes aqui.
Consta nos processos que Dilmar foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por improbidade administrativa. O ex-prefeito teve suas contas consideradas irregulares. O processo levou em conta convênio com o Ministério do Turismo, que enviou recursos para o "VI Limoeiro Junino", realizado em 2010, quando Dilmar era gestor do município.
Com a condenação, Dilmar fica inelegível para as eleições de 2020, já que a Lei da Ficha Limpa o impossibilita de se candidatar a cargos públicos. A decisão frustra os planos de Dilmar e do próprio grupo do Dr. Zé Maria, já que em acordo recente Dilmar deu a palavra de que pelo bem de Limoeiro, marcharia junto com o atual prefeito como vice em sua chapa.
Com essa decisão, Dilmar agora nem pode ser candidato a vice e nem poderá ser candidato à prefeito, como ultimamente vem sugerindo em suas entrevistas.
Além disso, a juíza Sâmea Freitas da Silveira, da 3ª Vara da Comarca de Limoeiro do Norte, também já havia determinado a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, tornando Dilmar inelegível pelo mesmo período, além de obrigá-lo a ressarcir os cofres públicos.
Em nosso apurado, Dilmar ainda responde a diversos outros processos no Poder Judiciário e nos Tribunais de Contas, muitos que ainda está se defendendo.
A TV JAGUAR segue consultando as informações e em breve outros nomes considerados inelegíveis no Vale do Jaguaribe também serão notícia aqui. Na manhã desta sexta feira, publicaremos o acordeão desta decisão.
ACÓRDÃO Nº 3561/2019 – TCU – 2ª Câmara, Data da Sessão: 28/5/2019 – Ordinária. Veja a íntegra da decisão judicial ↪AQUI .